terça-feira, 21 de outubro de 2008

Apostila (Volume 7)

Temos aqui:

- Romance de 30
- Geração de 45
- Concretismo
- Literatura Contemporânea
(Conteúdo e exercícios)

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Meu Jabá

O espaço aqui está aberto também para sugestões musicais. Recomendo a banda gaúcha Stereoplásticos. Tem algo meio Los Hermanos, lembra um pouco Coldplay também.
Ouçam e me digam.

Lonas Bicolores

Um Cavalo No Escuro

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

VESTIBULAR SIMULADO

1- (UFRGS) Assinale a alternativa correta em relação a Marília de Dirceu, de Tomás Antonio Gonzaga.

(A) No livro, é estabelecido um contraste entre a paisagem, bucólica e amena, e o cenário da masmorra, opressivo e triste.
(B) Trata-se de um conjunto de cartas de amor, enviadas por Marília, de Minas Gerais, a Dirceu, que se encontra em Moçambique.
(C) Na obra, o pensamento racional é anulado em favor do sentimentalismo romântico.
(D) Nas liras de Gonzaga, Marília é uma mulher irreal, incorpórea, imaginada pelo pastor Dirceu.
(E) Trata-se de um livro satírico, carregado de termos pejorativos em relação às convenções da época.

2- “Sabeis-lo. Roma é a cidade do fanatismo e da perdição: na alcova do sacerdote dorme a gosto a amásia, no leito da vendida se pendura o Crucifico lívido. É um requintar de gozo blasfemo que mescla o sacrilégio à convulsão do amor, o beijo lascivo à embriaguez da crença!” (início da narrativa II – Solfieri de Noite na taverna).

A partir do trecho citado, é possível afirmar:
I. Há uma espécie de paradoxo nas relações enunciadas: sacerdote/amante, prostituta/crente, sacrilégio/amor, beijo lascivo/fé. Esse paradoxo conduz o leitor a uma visão “amarga” de valores e
práticas sociais postos em vigor, mas não requeridos pela sociedade dos que os vivem.
II. As relações enunciadas não são paradoxais, uma vez que remetem o leitor às experiências comportamentais dos que habitam o mundo de Noite na taverna, que se pode interpretar como uma obra que representa a sociedade burguesa de 1900, em cujas estruturas morais se percebia um retorno à Roma pagã, conhecida pela “falta de moral”.
III. Configura-se apenas como brincadeira de um adolescente, Álvares de Azevedo, jovem poeta morto aos 21 anos de idade em conseqüência de seu “estilo de vida” bem representado nas narrativas de Noite na taverna: boêmio, descrente do mundo, próximo de rituais satânicos, experimentador da prostituição, do assassínio, da pedofilia e de outros comportamentos que contou em seus textos.

Marque a alternativa correta:
a) As proposições I e II estão corretas
b) Apenas a proposição II está correta
c) Apenas a proposição III está correta
d) Apenas a proposição I está correta
e) As proposições I e III estão corretas

3- Assinale a afirmativa incorreta quanto a traços do Romantismo presentes no poema Navio Negreiro, de Castro Alves.

a) Contraste entre o real e o ideal.
b) Tendência ao passional.
c) Evasão em relação à realidade social.
d) Referência à natureza.
e) Propensão à melancolia.

4- Sobre o conto "A Carteira" podemos afirmar:
a) Contrariando a estética romântica, aborda o triunfo da moral sobre os impulsos do indivíduo, o que se desdobra na aceitação dos valores da sociedade.
b) Tem como tema central o triângulo amoroso, ensejando um trágico desfecho com a morte de Gustavo.
c) Constitui uma análise crítica acerca da degradação moral da sociedade capitalista, ao identificar a honestidade com o fracasso.
d) É narrado em primeira pessoa por Honório, o que permite ao leitor reconstituir, à maneira realista, o seu drama de consciência.
e) Amélia é o estereótipo da mulher machadiana: incondicionalmente fiel, ainda que por força da hipocrisia das instituições, e submissa ao marido.

5- (UFPel 2007 Inverno) Lê o trecho a seguir de uma das obras indicadas para este vestibular.
Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas. Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada, sete horas de chumbo.
[...]
O rumor crescia, condensando-se; o zunzum de todos os dias acentuava-se; já se não destacavam vozes dispersas, mas um só ruído compacto que enchia todo o cortiço. Começavam a fazer compras na venda; ensarilhavam-se discussões e rezingas; ouviam-se gargalhadas e pragas; já se não falava, gritava-se. Sentia-se naquela fermentação sangüínea, naquela gula viçosa de plantas rasteiras que mergulham os pés vigorosos na lama preta e nutriente da vida, o prazer animal de existir, a triunfante satisfação de respirar sobre a terra.

Assinala a alternativa que NÃO corresponda a uma coerente leitura da obra representada pelo fragmento acima.
(a) No texto, o narrador enfatiza a força do coletivo. Todo o cortiço é apresentado como um personagem que, aos poucos, acorda tal qual uma colméia humana.
(b) O texto apresenta um dinamismo descritivo, ao enfatizar os elementos visuais, olfativos e auditivos.
(c) Através da descrição do despertar do cortiço, o narrador apresenta os elementos introspectivos dos personagens, procurando criar correspondências entre o mundo físico e o metafísico.
(d) O discurso naturalista do autor enfatiza nos personagens o aspecto animalesco, “rasteiro” do ser humano, mas também a sua vitalidade e energia naturais, oriundas do prazer de existir.
(e) Observa-se, no discurso do narrador, a constante utilização de metáforas, dentre outros recursos, para enriquecer a apresentação de elementos descritivos que comprovem a sua tese determinista.
(f) I.R.

6- Considere as afirmações que seguem.
I - Triste Fim de Policarpo Quaresma relata a vida de um modesto funcionário público em três diferentes fases, que se relacionam, de certa forma, às três partes em que se dividem tal romance.
II - A primeira etapa da obra e da vida de Policarpo retrata o cotidiano simples e suburbano desse funcionário público ufanista e sonhador, que pretende instaurar no país uma reforma cultural.
III - A segunda parte, refere-se a Quaresma, que, ao sair do hospício, torna-se proprietário rural. Defrontando-se com a rotina e a política do campo, busca reformular o país tendo como a agricultura.
IV - O estágio final do romance, apresenta-nos o protagonista como soldado voluntário na Revolta da Armada, de 1893, revelando o clima político da República Velha. Aqui, o personagem principal prepara uma reforma política para a Pátria.

Sobre a obra Triste Fim de Policarpo Quaresma são corretas?
a) II, II e III.
b) I e II.
c) II, III e IV.
d) I, II, III e IV.
e) III e IV .

7- (FURG 2007) Com o conto Negrinho do Pastoreio, Simões Lopes Neto

a) leva o leitor a perceber que a literatura de massa, como manifestação cultural do povo, é superior à literatura erudita.
b) denuncia, através de uma manifestação de domínio popular, as formas bárbaras com que os negros rebeldes eram tratados, quando fugiam das fazendas.
c) elimina traços que tipificam a maldade da escravidão. Acentuando o perfil de bondade e de abnegação do Negrinho.
d) faz da perda de um animal uma metáfora da religiosidade, quando o Negrinho vê a aparição de Nossa Senhora trazendo-lhe de volta o cavalo perdido.
e) apropria-se de uma lenda e a estiliza na geografia sul-rio-grandense, como forma de adaptar uma manifestação folclórica, de domínio popular.

8- Assinale a alternativa correta para as características do Modernismo de 1922, também chamado de “fase heróica”.

a) espírito polêmico e destruidor, valorização poética do cotidiano, nacionalismo, busca da originalidade a qualquer preço.
b) Temática ampla com preocupação filosófica, predomínio do romance regionalista, valorização do cotidiano, nacionalismo.
c) Espírito polêmico, busca da originalidade, predomínio do romance psicológico, valorização da cidade e das máquinas.
d) Visão futurista, espírito polêmico e destruidor, predomínio da prosa poética, valorização da cidade e das máquinas.
e) Valorização poética do cotidiano, linguagem repleta de neologismos, nacionalismo e busca da poesia na natureza.

Gabarito:
1-A / 2-D / 3-C / 4-C / 5-C / 6-D / 7-E / 8-A

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Simulado Albert Einstein

Caros alunos,

As questões do nosso pré-simulado estarão disponíveis aqui na sexta-feira. Vamos privilegiar aquelas obras literárias que estudamos no ano passado, para que vocês possam resgatar esses conteúdos.

Se quiserem adiantar o estudo, dêem uma olhada em:

1. Marília de Dirceu (Tomás Antônio Gonzaga)
2. Noite na Taverna (Álvares de Azevedo)
3. Navio Negreiro (Castro Alves)
4. Uns Braços / A Carteira (Machado de Assis)
5. O Cortiço (Aluísio Azevedo)
6. Lendas do Sul (Simões Lopes Neto)
7. Triste Fim de Policarpo Quaresma (Lima Barreto)

Um Abraço!