sábado, 30 de janeiro de 2010

Falha em sistema do Enem foi corrigida, informa MEC

Fonte: Agência Estado

A assessoria do MEC (Ministério da Educação) informou neste sábado (30) que o problema de lentidão verificado desde sexta-feira na página de internet do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), criado para estudantes se candidatarem a uma vaga em universidades federais usando a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), foi "plenamente solucionado".

Segundo o MEC, depois de apresentar defeito, um equipamento da rede interna do ministério foi substituído e o serviço está funcionando normalmente desde as 9h30 deste sábado.

Dados divulgados pelo MEC informam que a página está registrando uma média de 15 mil inscrições por hora. Até agora, foram contabilizados 85 mil inscritos. O sistema começou a funcionar ontem e deve receber inscrições até o dia 3 de fevereiro.

Ontem, alunos de várias partes do País afirmaram não ter conseguido completar a inscrição para disputar uma das 47,9 mil vagas oferecidas em 51 universidades federais e institutos de tecnologia.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Listão UFSM 2010: Aprovados no vestibular serão conhecidos no sábado

Aprovados no vestibular da UFSM 2010 serão conhecidos no sábado

Lista dos novos bixos da Federal de Santa Maria será divulgada às 9h, na Câmara de Vereadores


O tão esperado listão dos aprovados no Vestibular de Verão da Universidade Federal de Santa Maria de 2010 será divulgado no próximo sábado, dia 30, a partir das 9h, na Câmara de Vereadores de Santa Maria.

A confirmação foi dada na manhã desta quarta-feira pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperves), durante a divulgação da lista dos aprovados pelo Peies. As provas do vestibular ocorreram de 13 a 15 deste mês. São 3.642 vagas.

Fonte: ClicRBS

Ministério Público Federal quer a suspensão do Enem

O MPF/SC (Ministério Público Federal em Santa Catarina) quer a suspensão do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009/2010 por entender que "o procedimento adotado pela entidade organizadora da prova não atende o princípio da impessoalidade". A ação civil pública, proposta contra a União, o Cespe/UnB (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), é em caráter liminar e visa suspender o trâmite do concurso a fim de evitar a divulgação das notas dos candidatos, prevista para o próximo dia 5 de fevereiro, e sua posterior homologação. O resultado do exame foi antecipado e divulgado na última quinta-feira (28).

Desse modo, o Enem não poderia ser utilizado pelas universidades brasileiras como critério, ainda que parcial, de seleção para o ingresso no 1º semestre deste ano, evitando, assim, segundo o MPF, "prejuízos irreparáveis aos candidatos". O caso começou a ser investigado pelo MPF catarinense a partir de denúncias anônimas nas quais foi afirmado que as provas do Enem haviam sido envelopadas com a identificação do candidato, sem qualquer tipo de fiscalização ou de participação dos candidatos no processo de 'desidentificação'.

Ao contrário do que acontece nos demais concursos, o habitual é que a 'desidentificação' das provas seja promovida em cada uma das salas onde é realizado o concurso, sempre com a participação e fiscalização dos três últimos candidatos a entregarem a prova, que assinam como testemunha uma ata, depois de verificarem a lacração, em envelopes separados: um contendo as provas 'desidentificadas' e outro apenas com os números correspondentes à identificação dos candidatos.

Para os procuradores, embora não seja obrigatória a participação dos candidatos no procedimento de lacração dos envelopes, "verificou-se que o procedimento empregado pelo Cespe/UnB, longe de garantir que as provas sejam corrigidas sem a possibilidade de identificação dos respectivos candidatos, ao contrário, apresenta total vulnerabilidade, uma vez que restringe exclusivamente ao âmbito da Cespe/UnB tanto a 'desidentificação' quanto a 'reidentificação' das provas.

Fonte: Agência Estado

Poesia Latina: Odi et amo (Catulo)


"Odi et amo. Quare id faciam fortasse requiris
Nescio, sed fieri sentio et excrucior."



O poema 85 de Catulo é, provavelmente, o dístico elegíaco mais famoso da literatura latina. O contraste de sensações provocado pelo amor (“odeio e amo”) é um tema universal, aqui explorado de forma concisa e, por isso mesmo, produzindo um profundo impacto. O sujeito lírico desconhece as forças que o arrastam ao conflito (“Por que faço isso, talvez perguntes. Não sei.”) e ao ver-se alheio à própria vontade, sente-se vulnerável, torturado (“mas sinto que acontece e me torturo”).

É interessante destacar que a poesia de Catulo está vinculada às propostas poéticas modernizadoras dos poetae novi. No poema em tela, esse paradigma fica evidenciado na forma epigramática, ou seja, no corpo breve que assume, caracterizando-se como uma espécie de inscrição. Nesse sentido, como poeta novus, Catulo abandona a épica homérica e virgiliana em detrimento de uma poesia relativamente simples (embora com rigor técnico), voltada ao cotidiano e a temas tidos como “menores” (dentre eles, fundamentalmente, o amor). Em Odi et amo, o poeta surpreende ao construir seus versos praticamente só com verbos, sem adjetivos ou substantivos, o que contraria a estrutura poética convencional. Essa sintaxe simula um aparente improviso, capaz de aproximar o leitor de uma espécie de leitura da alma humana, como num mergulho na introspecção do eu-lírico.

Prova de Linguagens foi a mais difícil no ENEM 2009


A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias pode ser considerada a mais difícil do novo ENEM. Veja-se, por exemplo, o que apontam as maiores e menores notas em cada área. O mais baixo de todos os escores ocorreu em Linguagens: 224,3, contra 359 de Matemática. A nota mais alta obtida em Linguagens também foi a menor em relação às demais provas: 835,6, contra 985,1 em Matemática. Além disso, quase a metade dos candidatos (47,1%) não conseguiu desempenho superior a 500 pontos.

Inep divulga notas máximas e mínimas do Enem 2009

O Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais) divulgou nesta quinta-feira (28) as notas máximas e mínimas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009. Com essa escala de notas, os estudantes saber se estão acima ou abaixo do desempenho médio, que é o de 500 pontos.

A média do desempenho na redação foi de 601,5. A área de matemática e suas tecnologias foi a que apresentou a maior nota: 985,1. Veja as demais:




O exame apresenta cinco notas, uma para cada área do conhecimento que foi avaliada: ciências da natureza, ciências humanas, linguagens, matemática e redação. O desempenho dos candidatos foi calculado de acordo com a TRI (Teoria de Resposta ao Item), que mede o conhecimento a partir do comportamento observado em testes; exceto a redação, que é avaliada nos moldes dos exames anteriores.

Teoria de Resposta ao Item
A nota calculada pela TRI não representa simplesmente a proporção de questões que o estudante acertou na prova. Em cada uma das áreas avaliadas, a média obtida depende, além do número de questões respondidas corretamente, também da dificuldade das questões que se erra e se acerta, e da consistência das respostas. Por isso, pessoas que acertam o mesmo número absoluto de itens podem obter médias de desempenho distintas.

A nota 500 representa a média obtida pelos concluintes do ensino médio que realizaram a prova (excluídos os egressos e treineiros).

Resultado
O MEC (Ministério da Educação), divulgou nesta quinta-feira (28) o resultado do Enem 2009. Mais de 2,5 milhões de candidatos fizeram as provas e podem usar a nota em busca de vagas em universidades.

Confira as notas no site do MEC

No site é possível acessar os desempenhos individuais nas provas do Enem de duas maneiras: com o CPF e a senha contida no cartão de confirmação, enviado aos inscritos pelos correios, ou com o número de inscrição para o exame, mais a senha.

Caso o participante não tenha mais a senha solicitada, ele poderá recuperá-la no próprio sistema. Para isso, será necessário informar o CPF, nome completo, unidade federativa e data de nascimento. Também será possível resgatar o número de inscrição. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o sistema não permite a alteração de nenhum dado cadastral, nem mesmo da senha.

Os participantes que realizaram o exame em janeiro também poderão acessar suas notas a partir desta quinta-feira.


Vagas em faculdades
Quem fez o Enem 2009 poderá disputar 47,9 mil vagas em instituições federais de ensino superior. Tudo isso será feito por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do MEC.

As inscrições para a primeira etapa do Sisu vão das 6h desta sexta-feira (29) até as 23h59 de 3 de fevereiro, pelo horário de Brasília (DF), pelo site sisu.mec.gov.br.

O sistema calculará uma nota de corte por dia: durante os períodos de inscrições, é possível se inscrever até as 23h59. Após esse horário, o site trava e ninguém mais se inscreve. Entre meia-noite e 6h, o sistema processa as notas das inscrições recebidas. Às 6h, o Sisu vai ter as primeiras listas provisórias das inscrições, e aí informa a nota de corte de cada curso/instituição.

O sistema permitirá apenas a escolha de uma única opção de instituição, curso, turno e modalidade de vaga por inscrição. Durante o período de seleção é possível mudar a opção de curso, mas a escolha que vale é a final.

Haverá mais duas oportunidades para inscrição, nos períodos de 15 a 20 de fevereiro e de 1º a 3 de março. A cada etapa, o sistema excluirá as vagas preenchidas e mostrará apenas as que ainda estão disponíveis.

Fonte: UOL

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Morre o autor de "O Apanhador no Campo de Centeio"


Escritor americano J.D. Salinger morre recluso, aos 91 anos

(AFP)

O romancista americano J.D. Salinger, que morreu nesta quarta-feira, aos 91 anos, foi um gigante da literatura americana, e sua obra-prima, "O apanhador no campo de centeio", tornou-se um ícone da angústia e do desespero sentidos por gerações de adolescentes deslocados.

Com o sucesso de Holden Caufield, seu lacônico anti-herói do romance de 1951, Salinger se tornou um dos mais admirados e influentes escritores dos Estados Unidos. No entanto, vivia completamente recluso, parou de publicar suas histórias em 1965 e, desde 1980, não concedia uma entrevista sequer.
Salinger morreu na casa onde vivia, no estado de New Hampshire, informou nesta quinta-feira sua agência literária, a Harold Ober Associates. A causa da morte não foi revelada.
A maior parte de sua vida nas últimas cinco décadas é cercada de mistério. Irritado com a fama, Salinger se retirou da vida pública, isolando-se em uma casa afastada de tudo, construída sobre uma colina cercada de bosques na pequena cidade de Cornish, New Hampshire.

Livros de memórias escritos recentemente por sua filha, Margaret, e por uma ex-amante, Joyce Maynard, afirmam que Salinger ainda escrevia, embora não desse nenhum sinal de pretender publicar uma só linha.
Em uma rara entrevista concedida em 1980 ao jornal Boston Sunday Globe, Salinger disse: "Eu amo escrever, e garanto a você que escrevo regularmente. Mas eu escrevo para mim mesmo, e quero ser deixado absolutamente sozinho para fazê-lo".
Jerome David Salinger nasceu em 1º de janeiro de 1919 em Manhattan, Nova York, filho de pai judeu de origem polonesa e mãe irlandesa, convertida ao judaísmo.
Começou a escrever histórias ainda adolescente. Em 1940, publicou sua primeira história, "The young ones", na revista Story.
Pouco depois, os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial, e o jovem Salinger foi recrutado em 1942. Ele participou da invasão da Normandia no Dia D, e acredita-se que as experiências vividas na época da guerra o marcaram para sempre.
Depois da guerra, Salinger se casou com uma alemã, mas poucos meses depois o casal se separou.

Em 1948, publicou o conto "A perfect day for bananafish" na New Yorker, no qual apresentou ao mundo a família Glass e suas sete crianças: Seymour, Buddy, Boo Boo, Walt, Waker, Zooey e Franny, que apareceriam depois em várias histórias.
No entanto, foi com "O apanhador no campo de centeio", seu primeiro romance, publicado três anos depois, que J.D. Salinger selou sua reputação. O livro alcançou sucesso imediato, e até hoje é leitura obrigatória em muitas escolas - vende cerca de 250.000 cópias por ano.
As aventuras e desventuras de Holden Caufield, que aos 16 anos foge do colégio do qual havia sido expulso e passa alguns dias sozinho em Nova York antes de voltar para casa, fascinaram inúmeras gerações de jovens.
Na época, o livro foi criticado pelo uso liberal de palavrões e pelas referências abertas à sexualidade. Em alguns países, chegou a ser proibido.
Salinger sempre foi uma pessoa reservada, e a fama tornou-se-lhe verdadeiramente opressiva. Em 1953, deixou a agitada Nova York para se instalar em Cornish, na esperança de ser poupado dos holofotes.

Outras coletâneas de contos e romances bem-sucedidos se seguiram ao "Apanhador no campo de centeio", como "Franny e Zooey", até 1965, quando "Hapworth 16: 1924" foi puvlicado na revista New Yorker.

"Há uma paz maravilhosa quando não se publica. É pacífico", afirmou Salinger em 1974, quando quebrou mais de 20 anos de silência em uma entrevista dada por telefone ao jornal The New York Times.

"Publicar é uma terrível invasão da minha privacidade. Eu gosto de escrever. Eu amo escrever. Mas eu escrevo apenas para mim e para meu próprio prazer", decretou.
Em 1955, casou-se novamente, desta vez com Claire Douglas, na época uma jovem estudante, com quem teve dois filhos, Margaret e Matt. Em seu livro de memórias "The dream catcher", a filha descreve o pai como um homem autoritário que mantinha sua mãe "praticamente como uma prisioneira".

O casal se divorciou em 1967, e em 1972 Salinger inciou seu longo relacionamento com Joyce Maynard, então com 18 anos, que conheceu trocando cartas.
Em 1999, algumas das cartas escritas pelo romancista a Maynard foram leiloadas por mais de 150.000 dólares.

Salinger permaneceu na casa de Cornish até o último dia de sua vida. Desde os anos 80, era casado com Collen O'Neill. Ele defendia sua privacidade com unhas e dentes, mesmo quando aparecia nos tribunais para processar a eventual publicação de alguma de suas cartas.

Ele recusou todas as ofertas feitas para adaptar "O apanhador no campo de centeio" para o cinema, ou mesmo para escrever uma continuação para a história.

"Não há mais nada sobre Holden Caulfield. Leia o livro novamente. Está tudo lá. Holden Caulfield é apenas um momento congelado no tempo", disse Salinger certa vez ao Boston Globe.

Atelier: Alexandre Duret-Lutz



Veja mais dos planetinhas de Duret-Lutz: www.flickr.com/photos/gadl/

USP e Unicamp vão manter lista unificada de livros para vestibular 2011


A Fuvest e a Comvest -que organizam os vestibulares da USP e da Unicamp, respectivamente- confirmaram que vão manter a lista unificada de livros obrigatórios neste ano.

Os nove livros valerão pelos próximos dois vestibulares. As obras ficam assim mantidas por um ciclo de três anos para que o aluno do ensino médio tenha tempo de se preparar.

Por isso, a Unicamp informou que a próxima lista deve ser anunciada em dois meses e valerá a partir do ano letivo de 2012, para os concursos com ingresso em 2013, 2014 e 2015.

Maria de Lourdes da Conceição, professora de literatura do Objetivo, diz que essa organização "facilita muito para o aluno que está no segundo ano, por exemplo". Ela não considera as obras difíceis, mas afirma que o ideal é que os vestibulandos comecem a ler as obras desde já.

O mais importante, afirma Maria de Lourdes, é o aluno ler as obras pensando em compará-las, pois é assim que elas costumam cair no vestibular.

Fernando Marcílio, professor do Anglo, sugere um esquema de leitura em pares ou trios de livros para correlacioná-los. O primeiro trio é "Iracema", "Memórias de um Sargento de Milícias" e "O Cortiço".

A primeira obra caracteriza-se pelo romantismo mais tradicional, enquanto "Memórias" subverteu elementos típicos desse estilo, com o uso do humor e da figura do anti-herói. "Já em 'O Cortiço' o amor é reduzido a uma atração física", diz Marcílio.

Ele também propõe ler "Dom Casmurro" e "A Cidade e as Serras" em sequência. Já a dupla "Vidas Secas" e "Capitães da Areia" tem a temática social como pano de fundo, diz o professor.

Sobre "Antologia Poética", quem dá a dica é Maria de Lourdes, do Objetivo: "É para ler ao longo do ano". Ambos concordam que "Auto da Barca do Inferno" é o livro mais simples. A sugestão é que seja o primeiro a ser lido.

Sidnei Sousa, 20, já leu todos os livros da lista e espera que, assim, consiga a sonhada vaga em jornalismo na USP. "Neste ano vai", diz o aluno, que prestará vestibular pela quarta vez.

Fonte: Folha de São Paulo

MEC divulga resultados do Enem

Estudante deve acessar site para conferir sua nota.
A partir desta sexta, os estudantes já poderão escolher o curso.


*Do G1

Inep vai pedir ressarcimento a consórcio por prova do Enem que vazou
Internos de unidades da Fundação Casa em SP não recebem o Enem
Fernandinho Beira-Mar e mais dez mil presos do país fazem o Enem nesta terça
O Ministério da Educação (MEC) divulgou na noite desta quarta-feira (27), em seu site, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Confira aqui.

A divulgação, que estava prevista para a manhã desta quinta, foi antecipada pela instituição.

A partir desta sexta (29), os estudantes já poderão escolher o curso que querem fazer em uma das 51 instituições participantes do Sistema Unificado de Seleção (SiSU). O site já está no ar a partir da manhã desta quarta-feira (27), mas a seleção só poderá ser feita a partir das 6h de sexta. São 47,9 mil vagas disponíveis.

Sistema

A seleção será dividida em três etapas. Na primeira, que vai do dia 29 de janeiro a 3 de fevereiro, o aluno pode escolher o curso que quer fazer. A cada dia, a partir do dia 30, o estudante vai saber qual a nota de corte do curso que escolheu. Por exemplo: no dia 29, ele se inscreve para o curso de Engenharia na universidade A. Na madrugada de sexta para sábado, o sistema faz um processamento e, de acordo com as notas de quem se inscreveu, gera uma nota de corte no sábado.

As notas são ponderadas de acordo com o que a instituição quer –um curso de medicina, por exemplo, pode dar mais importância à nota de matemática do que à nota de português. Esse é um dos motivos pelos quais a nota de corte é mutável.
A partir das 6h do sábado, este aluno poderá ver a nota e avaliar se tem chances ou não de entrar no curso. De posse dessa informação, ele pode escolher outro curso e/ou outra instituição. Novamente, do sábado para o domingo, o sistema refaz o processamento e gera uma nova nota de corte de acordo com as inscrições acumuladas deste sexta-feira.

Este processo termina no dia 3 de fevereiro. Somente a partir daí o sistema gera a lista de alunos selecionados e as instituições se encarregam de fazer sua seleção. No dia 15 de fevereiro, o MEC reabre nova seleção, da mesma forma, com as vagas remanescentes. Essa nova etapa continua até o dia 20, quando será gerada uma nova lista de selecionados. Uma terceira etapa semelhante está prevista entre os dias 1º e 3 de março, com resultado no dia 5.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

"O fracasso subiu à cabeça", diz diretor de 'Só Dez Por Cento é Mentira'




*Danilo Saraiva, do portal Terra


Duas cópias, uma em São Paulo, outra no Rio de Janeiro. É o que o diretor Pedro Cézar tem a oferecer de seu novo filme, Só Dez Por Cento é Mentira, a biografia - ou como ele cita, desbiografia - do poeta Manoel de Barros, o cara que mais vende livros no Brasil. Mas seria Manoel, 93 anos, homem de Cuiabá, capaz também de vender ingressos? Pedro e o resto dos exibidores do País acham que não. Em entrevista por e-mail ao Terra, o diretor cita uma frase de Millor para explicar: "No Brasil, cinema quando dá bilheteria é um sucesso e quando não dá público é filme de arte. Tomara que seja um sucesso. Acho que o fracasso subiu à cabeça".

VEJA O SITE OFICIAL DO FILME

A obra de Pedro Cézar é, na realidade, uma extensão da poesia de Manoel, que inventa boa parte de suas memórias, mas afirma que só dez por cento delas é mentira - assim como o documentário, que traz elementos ficcionais. Vencedor no Festival de Paulínia, o filme é obra de arte incomum, rara de ser vista nas telonas. Fruto de um trabalho de três anos, deveria ser muito mais reconhecido do que realmente é. Que bom seria se todos aproveitassem o ócio - comprado, como o de Manoel, ou a simples vagabundagem - para ficar pouco mais de uma hora e 20 minutos na frente das telonas. Perder tempo com a invenção de Pedro Cézar aumenta o mundo, como a poesia de Manoel. Não necessariamente nesta ordem.

Confira a entrevista na íntegra:

Qual a relação de Manoel de Barros com Fabio Fabuloso, outro perfilado com quem você trabalhou?
Fabinho faz um surfe "retrato do artista quando coisa" e, sobre a prancha, atinge o reino da "despalavra". Manoel olha a vida de ponto de vista do horizonte e diz que poesia não é para entender é para incorporar. Existe uma comunhão entre ambos. De todo modo, "as antíteses congraçam"! Os dois são artistas invejáveis; singulares. Cada um em sua onda.

Quando começou a filmar, você já tinha trabalhado com a ideia de fazer seus entrevistados entrarem na estética da poesia de Manoel de Barros, como se fossem uma extensão dela?
Entendo que sua pergunta diz respeito aos segmentos ficcionais. Bem, caso não esteja fazendo confusão, diria que os "entrevistados ficcionais" dão conta dessa estética e de algo que não poderíamos fazer em off. Inventamos o Paulo, criador de desobjetos; O Jaime, biógrafo; e o Salim, guia do Idioleto Manoelês em Corumbá.

Como foi convencer Manoel de Barros a ser entrevistado para um documentário (o poeta é conhecido por só fazer entrevistas por correspondência)? Você acha que ele se convenceu com a frase "era só um sonho", dita por você num momento de raiva?
Todos os argumentos racionais que usei não serviram. Pior do que isso: cada vez mais expunha um cineasta mutilado entre a delicadeza e o propósito. Desisti e usei a palavra sonho apenas como desabafo. Para minha surpresa, Manoel ordenou que trouxesse a câmera no outro dia. "Ao poeta faz bem desexplicar..." A diferença entre sonho e senha é coisa de pouca vogal.

Você tinha dúvidas sobre o potencial comercial da sua obra? Ultrapassar o jornalismo e transformar filme em poesia foi sua intenção desde o começo?
Tinha e tenho. E pra falar a verdade acho que os momentos de "jornalismo" do filme revelam um Manoel que diz coisas absolutamente poéticas: "Poesia não se descreve. Poesia se descobre".

Qual sua relação com o poeta? O que ele representa para você?
Sou leitor apaixonado. Sou fã de sua poesia e de sua linguagem. O que ele escreve me impacta, me mobiliza e me aciona. Seus livros para mim são Bíblia, prazer, almanaque, água, cartilha, onda, palavra, música, despalavra e cinema. Quando leio Manoel confirmo um mundo que sempre suspeitei que existia mas que precisava de uma senha: o idioleto manoelês, a língua dos bocós e dos idiotas.

Manoel chegou a assistir ao filme? O que ele disse?
Vou imitar o Manoel nessa resposta. "Não gosto de contar vantagem mas vou falar isso aqui de brincadeira." Manoel assistiu o filme duas vezes seguidas. Depois beijou minha mão e disse: "Esse filme é uma obra de arte. Você tem que saber disso rapaz". O engraçado é que mesmo contando essa vantagem, lembro inevitavelmente de um aforisma do Millôr que dizia mais ou menos o seguinte: 'No Brasil, cinema quando dá bilheteria é um sucesso e quando não dá público é filme de arte. Tomara que seja um sucesso'. Tô falando demais. Acho que o fracasso subiu à cabeça.

Quanto tempo demorou para filmar? Quantas visitas à casa de Manoel de Barros foram necessárias?
Entre a primeira entrevista "era só um sonho" e o ponto final do último corte foram exatos três anos. Visitei Manoel quatro vezes para reunir todo o material que tem no filme.

Enem 2009: MEC regulamenta sistema que dará vagas em universidades e institutos federais

O MEC (Ministério da Educação) regulamentou o Sisu (Sistema Unificado de Seleção Unificada) em portaria divulgada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (27). O sistema vai selecionar estudantes para as universidades e institutos federais que aderiram ao uso do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 como vestibular.

A primeira etapa de seleção será feita pelo site sisu.mec.gov.br, a partir das 6h desta sexta-feira (29) até 3 de fevereiro, às 23h59 (horário de Brasília, DF), segundo adiantou reportagem da Folha de S.Paulo. O resultado desta etapa será divulgado em 5 de fevereiro.



Haverá mais duas oportunidades para inscrição, nos períodos de 15 a 20 de fevereiro e de 1º a 3 de março. A cada etapa, o sistema excluirá as vagas preenchidas e mostrará apenas as que ainda estão disponíveis.


Como irá funcionar
Só poderão participar candidatos que tenham feito o Enem 2009. Será preciso preencher ficha pela internet, especificando, a cada etapa, apenas uma única opção de instituição, curso, turno e modalidade de inscrição em que o estudante deseja concorrer. Durante o período de inscrição haverá a opção de alteração de dados da inscrição.

O Sisu fornecerá as notas de corte de cada curso oferecido. Essa pontuação será atualizada periodicamente, de acordo com o processamento das inscrições dos candidatos. Haverá a possibilidade de concorrer a vagas de políticas de ações afirmativas; o candidato deverá se certificar de que cumpre os requisitos para concorrer a essa modalidade. Não será possível concorrer ao mesmo tempo a vagas da ampla concorrência e a vagas de cotas.

Ao final de cada etapa de inscrição, os candidatos serão classificados de acordo com o desempenho. Caso seja aprovado, o estudante terá que fazer a matrícula na universidade para garantir a vaga. Informações sobre o registro acadêmico devem ser verificadas junto à instituição para a qual o estudante foi aprovado.

A nota final poderá variar de acordo com o peso que cada instituição dá para cada uma das provas do Enem 2009 e com eventuais bônus de políticas de ações afirmativas. O resultado será divulgado na página do Sisu, na web.

Desempate
Caso haja notas idênticas, o desempate será feito seguindo a seguinte ordem:

1 - Nota obtida na redação;
2 - nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
3 - nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
4 - nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
5 - nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias;
6 - antecedência de inscrição definitiva na respectiva etapa de seleção do Sisu.

Fonte: UOL

MEC confirma para amanhã divulgação do resultado do Enem 2009

MEC confirma para amanhã divulgação do resultado do Enem 2009

*do UOL

Os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) serão divulgados amanhã (28). A previsão do MEC (Ministério da Educação) é de que as notas estejam disponíveis ainda pela manhã.

Cerca de 2,6 milhões de estudantes participaram do exame, nos dias 5 e 6 de dezembro. A data de divulgação do resultado foi antecipada. A previsão era de que as notas fosse divulgadas até 5 de fevereiro.

MEC regulamenta sistema de seleção de vagas em federais
Sistema de seleção do MEC oferece 47,9 mil vagas no ensino superior


Com a nota em mãos, a partir de sexta-feira (29), os estudantes poderão se candidatar a uma vaga nas universidades ou insitutos federais que aderiram ao Enem. Isso será feito por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), cuja regulamentação foi publicada na edição desta quarta (27) do Diário Oficial da União.

Como irá funcionar o Sisu
Só poderão participar candidatos que tenham feito o Enem 2009. Será preciso preencher ficha pela internet, especificando, a cada etapa, apenas uma única opção de instituição, curso, turno e modalidade de inscrição em que o estudante deseja concorrer. Durante o período de inscrição haverá a opção de alteração de dados da inscrição.

O Sisu fornecerá as notas de corte de cada curso oferecido. Essa pontuação será atualizada periodicamente, de acordo com o processamento das inscrições dos candidatos. Haverá a possibilidade de concorrer a vagas de políticas de ações afirmativas; o candidato deverá se certificar de que cumpre os requisitos para concorrer a essa modalidade. Não será possível concorrer ao mesmo tempo a vagas da ampla concorrência e a vagas de cotas.

Ao final de cada etapa de inscrição, os candidatos serão classificados de acordo com o desempenho. Caso seja aprovado, o estudante terá que fazer a matrícula na universidade para garantir a vaga. Informações sobre o registro acadêmico devem ser verificadas junto à instituição para a qual o estudante foi aprovado.

A nota final poderá variar de acordo com o peso que cada instituição dá para cada uma das provas do Enem 2009 e com eventuais bônus de políticas de ações afirmativas. O resultado será divulgado na página do Sisu, na web.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Gabarito UFRGS 2010 - último dia

Vestibular da UFRGS soma abstenção de 17,14%

São 5607 candidatos ausentes até o terceiro dia de provas
A Comissão Permanente de Seleção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou nesta manhã os números relativos às provas realizadas nesta quarta-feira, dia 13.

Em Geografia a média foi 11,7825, com desvio padrão de 3,6474; na de Química o índice de acertos foi 8,7057, com desvio de 4,4564, e em Biologia foi 10,5781 e desvio de 3,6185.
A abstenção cumulativa dos três dias de vestibular é de 17,14%, o que corresponde a 5607 candidatos ausentes.

Fonte: ClicRBS

Confira: gabarito UFSM 2010 1ºdia

Clique na imagem para ampliá-la

Gabarito UFSM 2010 1º dia

(clique na imagem para ampliar)

Começa vestibular 2010 da UFSM; provas seguem até sexta


Começaram nesta quarta-feira, às 8h, as provas do vestibular 2010 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Rio Grande do Sul. Até as 12h, os candidatos encaram as provas de Biologia (10 questões), Filosofia (5), Física (10), Geografia (10), História (10) e Química (10).

Na quinta, 14, com início também às 8h e igualmente com até 4 horas de duração, são aplicados os testes de Filosofia (5), Língua Portuguesa (10), Literatura Brasileira (10), Matemática (10) e Língua Estrangeira (10).

Na sexta, 15, o vestibular se encerra com a aplicação da prova de Redação, que tem início às 14h. Os vestibulandos dispõem de 2 horas para compor o texto.

Os candidatos devem se apresentar no local de realização das provas 30 minutos antes do seu início, portando a sua ficha de inscrição (no primeiro dia de provas), um documento de identificação e uma caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

Os gabarito são divulgados às 15h, nos dias de realização das provas.

Neste ano, 18.542 se inscreveram no vestibular da UFSM. Eles disputam 2.825 vagas em Santa Maria, 316 em Frederico Westphalen, 285 em Palmeira das Missões e 160 em Silveira Martins. Cinco cursos estreiam neste vestibular: Sistemas de Informação - Noturno (em Frederico Westphalen), Ciência Econômica - Noturno (em Palmeira das Missões), Serviço Social - Noturno, Licenciatura em Teatro e Tecnologia em Sistemas para Internet (estes três em Santa Maria).

O resultado está previsto para o dia 29 de janeirom, duas semanas após o término das provas.

Gabarito UFRGS 3º dia

domingo, 10 de janeiro de 2010

Gabarito UFRGS 2010 1º dia - Confira!





Gabarito UFRGS 2010 1º dia

Aguarde...

Vestibular da UFRGS começa na Capital, Serra e Litoral Norte



Portões dos locais de prova fecharam às 8h30min

Leandro Rodrigues (ClicRBS)

As provas do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) iniciaram neste domingo. Além de Porto Alegre, os vestibulandos realizam provas em Bento Gonçalves, em Tramandaí e em Imbé. Os portões dos locais de prova foram fechados às 8h30min.

Hoje, os vestibulandos vão encarar as provas de Física, Literatura e Língua Estrangeira. No segundo dia ocorrem as provas de Língua Portuguesa e Redação. Na terça-feira as disciplinas são Biologia, Química e Geografia. O vestibular fecha na quarta-feira com História e Matemática. A Universidade pede que os candidatos compareçam ao local das provas às 8h, munidos de documento de identidade.
No total foram 32.706 inscritos, número inferior aos 34.553 inscritos no vestibular do ano passado - embora o número de vagas tenha aumentado de 4.556 em 2009 para 4.961 em 2010.

A UFRGS oferece neste ano 86 opções de cursos - 11 a mais do que no ano anterior. O mais procurado segue sendo o de Medicina, com 34,51 candidatos por vaga.
Os gabaritos de cada prova serão divulgados diariamente às 17h. O listão dos aprovados ainda não tem data definida para publicação

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Dicas de Literatura UFRGS 2010 (3): Barroco e Arcadismo


A literatura do Barroco deve aparecer na prova com os Sermões de Padre Antônio Vieira. Sobre esse autor é importante observar:

- Contexto Histórico: Contrarreforma, Invasões Holandesas no Brasil
- Sermões que tratam de temas religiosos e também de questões mundanas.
- Estilo conceptista (quevedismo)= jogo de idéias, argumentos
- Crítica ao Cultismo (gongorismo) = jogo de palavras, privilégio da forma em detrimento do conteúdo.
- Uso de alegorias bíblicas para argumentar sobre a realidade da época.
- "Sermão da Sexagésima": Sermão metalinguístico em que Vieira critica o cultismo e atribui aos maus pregadores a culpa pelo fato de a palavra de Deus fazer tão pouco fruto entre os homens.
- "Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda": Vieira se dirige a Deus de forma incisiva e questiona o fato de se estar permitindo a invasão dos hereges (holandeses=protestantes).

Quanto ao Arcadismo, ou Neoclássico, vale destacar que o épico "O Uraguai", de Basílio da Gama, já figura como leitura obrigatória. Não está descartada a hipótese de termos uma questão sobre a poesia lírica árcade, provavelmente sobre Tomás Antônio Gonzaga.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Dicas de Literatura UFRGS 2010 (2): Renascimento e Literatura no Período Colonial


A literatura da época do Renascimento e das Grandes Navegações pode aparecer na prova com Gil Vicente (Humanismo), Camões (Classicismo), ou ainda com as primeiras manifestações literárias no Brasil (Literatura de Catequese e de Informação).

Nesse ponto, cabe destacar o fato de que "Os Lusíadas", de Camões saiu do programa de leituras obrigatórias, mas isso não impede que o maior poeta português apareça na prova. Em 2009 a prova começou por Gil Vicente, e em 2008 tivemos uma questão sobre Literatura de Informação. Sendo assim, imagino que a questão inicial da prova seja realmente sobre Camões e, mais especificamente sobre sua poesia lírica.

Então a dica de hoje é a seguinte: vale a pena priorizar nos estudos a lírica camoniana.

O que observar

Lírica Amorosa:
- questionamento do amor e de sua existência;
- busca por um sentido de universalidade;
- tensão amor físico x amor platônico (antecipação do Conceptismo barroco)

TEXTOS PARA ESTUDO

TEXTO 1

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?



TEXTO 2

Transforma-se o amador na cousa amada,
Por virtude do muito imaginar;
Não tenho logo mais que desejar,
Pois em mim tenho a parte desejada.

Se nela está minha alma transformada,
Que mais deseja o corpo de alcançar?
Em si sómente pode descansar,
Pois consigo tal alma está liada.

Mas esta linda e pura semideia,
Que, como o acidente em seu sujeito,
Assim co'a alma minha se conforma,

Está no pensamento como ideia;
[E] o vivo e puro amor de que sou feito,
Como matéria simples busca a forma.





Lírica Filosófica:
- reflexão sobre o sentido da existência
- temas como a passagem do tempo e a fugacidade das coisas
- o desconcerto do mundo


TEXTO PARA ESTUDO

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía*.


*soía= costumava ser

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Dicas de Literatura para a UFRGS 2010 (1): Estudar além das leituras obrigatórias


Conforme prometido, temos aqui o início de uma série de postagens sobre a prova de literatura da UFRGS para te ajudar nesses últimos dias de estudo.

Nossa primeira dica é elementar: são 25 questões e apenas 12 leituras obrigatórias. A conclusão é que mais da metade da prova se constitui de questões sobre um conteúdo que extrapola a lista de livros indicados. Que conteúdo é este? O que estudar?

No manual do candidato há uma listagem bem extensa, que reproduzo aí embaixo na íntegra:


LISTAGEM BÁSICA DE TÓPICOS E AUTORES

Renascimento
· Gil Vicente e Camões

Literatura no Período Colonial
· Literatura informativa
· A carta de Caminha; depoimentos de viajantes e historiadores

Barroco
· A poesia de Gregório de Matos Guerra e a oratória de Antônio
Vieira

Arcadismo
· A poesia de Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antonio
Gonzaga. A épica de Basílio da Gama

O Romantismo
· A poesia; Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu, Álvares de
Azevedo, Sousândrade e Castro Alves
· O romance; Manuel Antônio de Almeida, José de Alencar,
Joaquim Manuel de Macedo, Visconde de Taunay e Bernardo
Guimarães
· O teatro; Martins Pena

O final do século XIX
· A narrativa; Machado de Assis, Aluísio Azevedo e Raul
Pompéia; a narrativa de Eça de Queirós
· A poesia parnasiana; Olavo Bilac, Raimundo Correia e Alberto
de Oliveira
· A poesia simbolista; Cruz e Sousa, Alphonsus de Guimaraens
e Eduardo Guimaraens
· A literatura no Rio Grande do Sul. O Partenon Literário


O início do século XX

· Os Sertões, de Euclides da Cunha
· A poesia de Augusto dos Anjos
· A narrativa de Lima Barreto
· O Regionalismo; Monteiro Lobato. O Regionalismo sul-riograndense;
Simões Lopes Neto e Amaro Juvenal

O Modernismo
· Características gerais do Modernismo. Semana de Arte
Moderna de 1922
· A literatura brasileira e as vanguardas artísticas do começo do
século XX
· A obra de Fernando Pessoa. A poesia de Manuel Bandeira,
Mário de Andrade e Oswald de Andrade
· O movimento modernista no Rio Grande do Sul

Entre 30 e 45
· O romance de 30; José Lins do Rego, Graciliano Ramos,
Jorge Amado, Raquel de Queiroz, Erico Veríssimo, Dyonélio
Machado e Cyro Martins
· A poesia; Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes,
Cecília Meireles e Mário Quintana

Entre 45 e 70
· A prosa; Guimarães Rosa, Clarice Lispector e Antonio Callado
· A poesia; João Cabral de Melo Neto
· O Concretismo
· A crônica; Rubem Braga e Nelson Rodrigues
· O teatro de Nelson Rodrigues e Ariano Suassuna
· O Tropicalismo

Depois de 70
· A narrativa; Rubem Fonseca, Dalton Trevisan e João Ubaldo
Ribeiro
· A poesia da canção popular brasileira; Caetano Veloso e
Chico Buarque de Holanda
· A crônica; Luís Fernando Verissimo
· O teatro; Plínio Marcos
· Ficção sul-rio-grandense contemporânea; Josué Guimarães,
Moacyr Scliar, Assis Brasil, José Clemente Pozenato, Tabajara
Ruas, Lya Luft, Sérgio Faraco, Charles Kiefer e Caio Fernando
Abreu
· A poesia sul-rio-grandense contemporânea; Carlos Nejar e
Armindo Trevisan

Como é muito conteúdo e o tempo é curto, nosso objetivo é revisar aquilo que realmente deve aparecer na prova. Os próximos posts da série "Dicas de Literatura para a UFRGS 2010" vão apontar os caminhos. Amanhã começamos comentando as primeiras questões!