segunda-feira, 24 de maio de 2010

A encruzilhada musical de Bob Dylan



Poucos músicos pop foram objeto de tantos e diversos estudos de biógrafos, pesquisadores e até cineastas, como Robert Allen Zimmerman, mais conhecido como Bob Dylan. Mais um livro sobre sua trajetória chega ao Brasil: Like A Rolling Stone - Bob Dylan Na Encruzilhada (Cia. Das Letras, R$42,00), do jornalista e crítico musical americano Greil Marcus.

O autor dedica-se a narrar um momento bastante emblemático da carreira de Dylan, contando sobre os bastidores da gravação e repercussão do hino da contracultura, Like a Rolling Stone, que, numa eleição de 2004, foi considerada a melhor música de todos os tempos pela revista Rolling Stone.


História


Foi no dia 15 de Julho de 1965 que Dylan entrou em estúdio para gravar Like A Rolling Stone. Contando a história de uma mulher falida, que se vê como vítima da indiferença da sociedade hostil da qual fazia parte, a canção se tornaria um tapa no conservadorismo americano da época, uma materialização do sentimento coletivo de falência (material e ideológica), desmascarando o que tentavam estabelecer como a cultura jovem e moderna de então.


Marcus supera-se na missão de biógrafo para desenvolver um real trabalho de análise crítica, uma longa e fluída resenha sobre a canção e tudo que sua criação envolveu: o contexto político e social, como o cantor a compôs e a dificuldade inicial de emplacá-la nas rádios - a música, com seus seis minutos, é longa demais para os padrões de veiculação mantidos até hoje.


"Como uma pedra que rola"


O jornalista, que já havia escrito Invisible Republic (não lançado no Brasil) sobre Dylan, também alcança feliz resultado quando tece as explicações de como se deu a influência do músico e sua obra-prima em artistas que viriam a se consagrar como Jimi Hendrix e Frank Zappa, que já interpretaram Like A Rolling Stone em discos e shows, assim como os Rolling Stones - astros citados nominalmente em possível trocadilho da música -, B.B. King, Bob Marley, Lenny Kravitz e até os aspirantes participantes do programa de talentos American Idol.


Vale a pena conhecer mais intimamente um dos capítulos mais importantes da trajetória de Bob Dylan e do próprio rock n'roll. O apaixonado e contundente livro de Greil Marcus é uma excelente oportunidade para isso.


(Lucianno Maza/Especial Para BR Press)

...........................................................................................................


Meu Comentário

Quando vi o livro na prateleira não pensei duas vezes. Um livro sobre Dylan, maior poeta da canção norte-americana já merece um lugar na estante. Mas não é só isso, o lançamento da Cia das Letras é um caso singular de 'biografia' de uma canção. Mas não é só isso... não se trata de uma canção qualquer, mas de "Like a Rolling Stone"! How does it feel?



quinta-feira, 20 de maio de 2010