Bueno, mas que tipo de leitor nossas universidades vêm selecionando? Nossas provas de Literatura, nos tradicionais moldes "objetivos", seguramente são insuficientes para promover uma seleção criteriosa, que leve em conta o fato de o candidato realmente ter tido uma bagagem literária. Seria hipocrisia desconsiderar o fato de que boa parte dos que conseguem uma vaga na universidade o fizeram com desempenhos "razoáveis" em Literatura graças aos resumos que digeriram. Assim, a elite cultural do país se forma lendo "Veja" e "IstoÉ" (leituras que, se feitas de forma incauta, podem trazer danos irreversíveis a qualquer um).
Mas haveria alguma proposta viável para alterar esse quadro? A UFRGS, que realiza o maior processo seletivo do RS, é tomada como referência em todo o Estado. Nesse sentido, é extremamente animadora a perspectiva gerada pelo vestibular 2008:

A proposta de redação da UFRGS foi, na modesta opinião deste professor, a melhor avaliação de Literatura dos últimos concursos vestibulares.
*envie um e-mail para clubedeliteratura@hotmail.com para obter informações sobre a "REDAÇÃO COMENTADA".
Olá Edir,
ResponderExcluirAchei fantástica a idéia do teu weblog. Assinei o feed e mesmo não fazendo mais parte desse pessoal que arranca os cabelos estudando pro vestibular, vou ler sempre que houverem atualizações.
Vou também "linkar" no meu blog para ajudar o google com a indexação e o Pagerank. ;)
Um grande abraço,
Vinícius Ebersol