segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Capitu



Não poderíamos deixar de comentar neste espaço a adaptação global de Dom Casmurro, obra fundamental da prosa machadiana. Na modesta opinião deste professor que vos posta, foi uma grata surpresa. Não quanto aos aspectos técnicos, pois a forma e o visual sempre têm sido privilegiados nas produções de nossa teledramaturgia, mas quanto ao conteúdo.
O elenco, apesar de contar com Maria Fernanda Cândido, reforçou a atmosfera teatral objetivada pela direção. O contraste entre as figuras de Capitu e Bentinho, corroboram a idéia expressa no texto machadiano: "ela era mais mulher do que ele homem".
Outro destaque positivo foi a trilha sonora, com a canção tema "Elephant Gun" do ainda não muito conhecido Beirut. O ecletismo ainda passa por Black Sabbath e Tchaikowsky.
Mas o que realmente surpreendeu foi o fato de a Globo não ter estraçalhado com seu simplismo habitual o grande romance do Machado. Pelo contrário, o risco era enorme, pois a ambigüidade é essência desafiadora do texto machadiano. A trama foi conduzida pela narração de Bentinho (interpretado brilhantemente pelo versátil Michel Melamed) e, claro "envenenando" o leitor/telespectador em relação a Capitu, sem trair o espírito de Dom Casmurro.
Totalmente excelente! Que sirva de estímulo à curiosidade para a (re)leitura desse genial capítulo da literatura brasileira.

Deixe aqui seu comentário e participe da nossa enquete (originalíssima): Capitu traiu Bentinho?

2 comentários:

  1. Foi surpreendente!!!
    Não esperava que a Rede Globo fosse fazer uma releitura tão bela. Quando assisti a entrevista de Michel Melamed e Maria Fernanda Cândido no Programa do Jô pude perceber que se tratava de pessoas preparardas para o papel e de que a proposta "teatralizada" seria excelente.
    Mas melhor que isso é ler o livro e tirar as suas próprias conclusões...
    Afinal ela traiu? Eu acho que não!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Realmente, essa trilha sonora está bem interessante, até prestei atenção quando começou Black Sabbath pra ter certeza do que estava ouvindo. Hehehe.
    Mas... eu não pude ver a minisérie, uma pena. Será que sai logo em DVD?
    Fiquei com vontade de assistir.
    Adorei o clima teatral.

    ResponderExcluir