quarta-feira, 28 de julho de 2010

UFRGS estuda duplicar peso do Enem no vestibular 2011. FURG adere 100%.

A Furg é a quarta gaúcha a aderir integralmente ao exame

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 está pintando com mais força. Prova disso é que a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) também vai usá-lo como única forma de ingresso a partir do vestibular 2011. E a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) tem um projeto em estudo: duplicar o peso do exame no próximo concurso.

UFRGS

Elaborado pela Pró-Reitoria de Graduação e pela Comissão Permanente de Seleção da UFRGS, o projeto, para virar realidade, precisa ser votado em reunião no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, o que ainda não tem data para ocorrer.
A ideia é duplicar o peso do resultado do exame no vestibular 2011. Neste ano, o peso do Enem foi 1. Logo, passaria a ter peso 2 no próximo concurso. As demais definições seguiriam inalteradas, inclusive o caráter opcional de seu uso como parte da nota final. Por enquanto, a UFRGS prefere não falar oficialmente sobre a proposta, esperando sua votação no conselho.
– Caso isso seja aprovado, significa que o desempenho do Enem se refletirá com mais ênfase na média final do candidato que optar por usá-lo. Ou seja, sua influência cresce e pode ser ainda mais decisiva naquela disputa mais acirrada por uma vaga – analisa o professor de química do Unificado Luiz Ferrari.

O exame torna-se a 10ª prova no vestibular. A universidade considera apenas o número de acertos, desconsiderando a redação do Enem. De qualquer forma, ele acredita que o exame deixou de ser um “bicho-papão”. Os estudantes, segundo ele, perceberam que o estilo interpretativo das provas é semelhante ao adotado pela UFRGS.

No caso da Furg, a mudança já era esperada. Depois de utilizar metade do Enem no último vestibular, a instituição decidiu aderir 100% ao exame, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de novembro. Também será decisivo na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A nota final do concurso será composta pelo processo seletivo da instituição (80%) e pelo Enem (20%). Quem não realizar o exame terá escore zero nesse componente da prova.

Nesta semana, foi divulgado o ranking oficial por escola do Enem 2009 pelo Ministério da Educação. Os resultados são, por um lado, auspiciosos para os estudantes gaúchos. Mesmo sem ter escolas entre as 30 mais destacadas, o Estado obtém o primeiro lugar quando comparado o conjunto das instituições com outras unidades da federação.

Fonte: ZH

Nenhum comentário:

Postar um comentário