segunda-feira, 23 de março de 2015

Literatura no Vestibular de Inverno UCS 2015

A prova de literatura da UCS apresenta 10 questões, sendo 3 sobre os livros obrigatórios e o restante sobre literatura geral. Normalmente temos 1 ou 2 questões sobre autores do RS. 

Confira o programa para o vestibular de Inverno UCS 2015: 


Literatura Brasileira - Programa

O candidato deverá ter uma visão geral da literatura produzida no Brasil, desde Gregório de Matos até os dias atuais. Essa visão geral deve manifestar-se na capacidade de: relacionar as obras de determinado período literário com o contexto histórico do qual são manifestações; identificar as peculiaridades dos diferentes estilos de época e relacioná-los entre si; interpretar os textos de diferentes períodos literários; associar autores e obras ao período literário em que foram escritos; identificar os diferentes gêneros literários e suas especificidades no que se refere à linguagem e ao estilo; reconhecer os temas dominantes na poesia e na narrativa em cada um dos períodos literários.
Além dessa visão geral, o candidato deverá demonstrar conhecimento direto das seguintes obras:
  • MELO NETO, João Cabral de. Morte e vida Severina e outros poemas para vozes. 34. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.
  • ASSIS, Machado de. Cinco histórias do Bruxo do Cosme Velho. 4. ed. Porto Alegre: Projeto, 2006.
  • MORAES, Vinicius de. Livro de sonetos. 9. ed. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1991.
Sem perder de vista o caráter geral do programa de Literatura Brasileira, deverá ser dada atenção especial à Literatura do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário