terça-feira, 13 de abril de 2010

Leituras obrigatórias FURG 2011: Sai ou não sai a lista?

Muitos alunos tem me perguntado a respeito da lista de livros para o vestibular da FURG. Realmente é preocupante o fato de estarmos em meados de abril e ainda não termos uma definição a respeito. Porém, sabemos que a chance de termos o ENEM como prova única é cada vez maior. Nesse sentido, afirmo aqui no blog o que tenho dito em aula: se não há lista, é sinal de que a universidade não se compromete em fazer uma prova ao final do ano, ou seja, a adesão integral ao ENEM é praticamente um fato consumado.

Diante dessa nova realidade que está se desenhando, sugiro ao aluno que procure privilegiar em seus estudos aquilo que o ENEM costuma enfatizar em sua prova: linguagem literária (essencialmente as figuras de linguagem), gêneros literários, e características gerais dos períodos literários (sem se preocupar muito especificamente com autores e obras).

O que deve ler, então, o nosso vestibulando? Tudo o que puder! Jornais e revistas ajudam a reconhecer os diversos gêneros textuais, ampliam o conhecimento geral e a visão de mundo, e contribuem para aprimorar a linguagem.

Mas se o ENEM não tem uma lista de livros obrigatórios, isso não significa que devemos deixar de lado os textos literários! Pelo contrário, quem lê literatura, seja Crepúsculo ou Dom Casmurro (sempre dando preferência aos clássicos), constrói uma bagagem cultural muito maior, e ainda se torna um leitor muito mais competente para a compreensão de textos mais complexos. Isso certamente será decisivo na hora de resolver dezenas de testes em um tempo tão curto como acontece na prova do MEC.

Nas próximas postagens recomendarei algumas leituras para começar!

Um comentário: