segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Literatura no ENEM: o que estudar?

A progressiva adesão das universidades federais ao ENEM acarreta alterações na forma com que os vestibulandos conduzem sua preparação para o acesso ao Ensino Superior. No caso da disciplina de Literatura, a mudança é radical: saem de cena as listas de leituras obrigatórias deixando uma interrogação para muitos estudantes: QUE CONTEÚDO ESTUDAR PARA O ENEM?

A prova do MEC se caracteriza por valorizar a capacidade de leitura e compreensão de textos e seu processamento crítico por parte do aluno. Não se avalia nesse exame memorização de autores e obras e o conhecimento específico sobre uma dezena de livros com seus respectivos enredos e personagens, mas um conhecimento global da Literatura, o que significa uma valorização de conhecimentos como:

- Linguagem Literária: Diferenciar o texto literário do texto não-literário e conhecer os recursos estilísticos utilizados pela literatura (o universo da conotação e das figuras de linguagem). Saber identificar as peculiaridades dos gêneros literários (Narrativo, Lírico e Dramático), além de conceitos como Metalinguagem e Intertextualidade também é essencial.

- Períodos Literários: As famosas "Escolas Literárias" ganham mais importância. Conhecer as características essenciais de períodos literários do Quinhentismo ao Modernismo e saber relacioná-las ao seu contexto histórico (como as relações entre Arcadismo e Ciclo-do-ouro, por exemplo). Além disso, é importante o vestibulando saber identificar padrões estéticos em comum entre Literatura e outras artes (como reconhecer semelhanças entre um texto de Gregório de Matos e uma pintura de Caravaggio - ambas manifestações do barroco).

Mas atenção: o fato de não haver uma lista de obras literárias exigidas para leitura não deve nos enganar! Se para as provas tradicionais de Literatura os conhecimentos sobre determinados livros podiam ser obtidos, muitas vezes, em bons resumos, no ENEM o sucesso está diretamente associado à capacidade de leitura de textos complexos. Uma prova cansativa, com uma maratona de testes acaba por valorizar, naturalmente, o candidato habituado a ler. E esse hábito de leitura não pode estar restrito ao textos informativos (jornais e revistas em geral). Somente a leitura do texto literário se constitui como preparação completa para uma leitura mais densa e perspicaz.

A prova do ENEM pode parecer bem maior e mais difícil para quem lê apenas algumas dezenas de páginas de Veja e Superinteressante se compararmos esse candidato àquele que lê centenas de páginas de narrativas literárias. Por isso, em breve postarei uma lista de sugestões de leitura para os meus alunos e leitores aqui do blog. Aguarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário