terça-feira, 4 de março de 2008

Indicação de Leitura: Dois Irmãos (Milton Hatoum)

Um velho tema, mas com um enfoque original. O romance Dois Irmãos, de Milton Hatoum aborda o conflito entre os irmãos gêmeos Yaqub e Omar. Imediatamente me ocorre o machadiano Esaú e Jacó. Mas não nos enganemos, pois o romance de Hatoum não se limita às abordagens já feitas sobre gêmeos que se odeiam mutuamente. Trata-se de uma obra extremamente emblemática da nossa literatura contemporânea: o verdadeiro tema é a busca pela identidade, em uma narrativa fragmentária, mas extremamente coerente. A trama se passa em Manaus e abrange um período entre as décadas de 1910 e 1960. Ao leitor cabe o desafio de juntar os cacos da história e construir em sua imaginação o espaço, os personagens e a misteriosa figura do narrador.

“Desta vez Halim parecia baqueado. Não bebeu, não queria falar. Contava esse e aquele caso os gêmeos, de sua vida, de Zana, e eu juntava os cacos dispersos, tentando recompor a tela do passado.”
Boa leitura a todos!!!


Um comentário:

  1. o melhor livro que eu já li.

    o Milton se superou e nos traz de forma magnifica e envolvente a historia de yacub e omar, dois gêmeos destinados a sofrerem devido a ódio, amor, regalias e admoestações que os dois foram submetidos desde a infância, não resumindo-se a isso.

    Eu recomendo

    ResponderExcluir