segunda-feira, 13 de abril de 2009

Mudanças no Vestibular: UFRGS não adotará sistema proposto pelo MEC para vestibular de 2010


Instituição pode adotar o Enem para processo seletivo de 2011


O reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto, anunciou na tarde desta segunda-feira que a instituição não vai utilizar o sistema proposto pelo MEC, em que Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passaria a valer como o único processo seletivo para o ingresso nas universidades federais, para o ingresso em 2010. Ainda assim, não está descartada a utilização da nota do Enem para o cálculo no processo seletivo deste ano. A universidade estuda um modelo para utilizar o exame no Concurso Vestibular de 2011.

— Nós não conhecemos ainda o novo Enem, então nós não podemos adotar esse novo Enem como única forma de seleção para a universidade. E de outra forma, nós estamos também agora começando um trabalho de organização do vestibular em duas fases, provavelmente para o ano de 2011. Então nós não podemos então usar o Enem como primeira fase pois nós só teremos duas fases em 2011.

Segundo o reitor, a decisão sobre utilização do exame como uma das notas será proferida no final de julho. Netto elogiou a iniciativa do MEC:

— A universidade vê com muito bons olhos essa proposta do Ministério da Educação, porque ela permite uma visão mais sistêmica do ensino, ou seja, as universidades trabalharão em contato muito mais próximo com as escolas e com o próprio Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) na avaliação da proficiência dos alunos egressos do Ensino Médio.

A substituição do vestibular pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem a pretensão, a longo prazo, de reformar o Ensino Médio, e a decisão de acatá-la está nas mãos das universidades. O exame deste ano foi marcado para os dias 3 e 4 de outubro, e participarão entre 4 milhões e 5 milhões de estudantes, conforme a adesão estimada.

No Rio Grande do Sul, apenas a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) optou pelo Enem como critério único. Há, também, uma inclinação favorável nas federais de Rio Grande (Furg), de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Pelotas (UFPel). A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) prepara o vestibular tradicional para 2010, mesmo que a instituição opte pelo Enem.

Texto extraído do portal ClicRbs

Nenhum comentário:

Postar um comentário