quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Lendas do Sul - Resumo e Análise

O pelotense João Simões Lopes Neto é um dos grandes nomes do Pré-Modernismo brasileiro. Em contos gauchescos, através do narrador-personagem Blau-Nunes, conseguiu habilmente dar uma voz espontânea e verdadeira para o regionalismo na Literatura, que até então sofria com a artificialidade gerada pelo paradoxo entre o universo pitoresco rural ou interiorano e a voz formal e culta do discurso dos narradores de obras românticas, realistas ou naturalistas.
É importante destacar que o regionalismo em Simões Lopes ganha contornos de universalidade (Regionalismo Universal), focalizando a alma humana, os conflitos oriundos de questões como amor, paixão, honra. Tudo isso ambientado na paisagem pampeana e vivido pelo homem do Rio Grande, que também é o contador de suas próprias histórias.

Em Lendas do Sul, porém, temos de tomar um cuidado: Blau Nunes não figura como narrador das Lendas. Aparece apenas em A Salamanca do Jarau como personagem, protagonizando a trama. Aqui reside a essência de Lendas do Sul: São as histórias de nossa tradição popular, transmitidas de geração em geração pela oralidade e modificadas por cada um que as passa adiante. Simões Lopes deu às lendas o seu jeito, o seu traço exagerado e bem-humorado, e emprestou à Salamanca o seu personagem mais marcante: Blau, o vaqueano.

Vamos aos fatos:

Lendas Do Sul



BAIXE O LIVRO: Lendas do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário