sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Vestibular da UFPel: Chegou a hora!!!

2008, o ano que não terminou, está, finalmente, chegando ao seu termo. O vestibular da UFPel encerra o calendário de provas das Federais neste final de semana. O que esperar da prova?

Bueno... sabemos que o espaço da Literatura na prova é reduzido: dentro da prova de Língua Portuguesa teremos três ou quatro questões. Nesse sentido, é difícil prever o que pode aparecer, já que o programa elenca 17 leituras e, na história recente das provas não se exigiu mais do que duas leituras (fazendo-se duas questões sobre uma só obra literária).

Então, nosso execício de futurologia deve se basear em fatores como leituras que costumam aparecer, leituras que nunca aparecem, efemérides (como o centenário da morte de Machado ou de nascimento de Guimarães Rosa), e, é claro, na intuição deste que vos posta.

Vamos aos fatos:

- 100 anos da morte de Machado: Acredito que os contos possam aparecer (Uns Braços, A Carteira, Um Esqueleto). Lembrar que esses contos todos são da fase dita Realista, marcados pelo pessimismo e pela ironia tipicamente machadianos.

- Geração de 1922: Um assunto sempre privilegiado nas provas elaboradas pelo CES (UFPel e PAVE são indicativos). Então dar uma conferida em Manuel Bandeira e Oswald de Andrade. Atenção para a liberdade na forma (versos brancos e livres, linguagem coloquial, ausência de pontuação) e no conteúdo (cotidiano, tipos populares, revisão crítica do passado histórico e literário)

- Drummond: também é cobrado com freqüência. Atenção para o contexto histórico de A Rosa do Povo (2ª Guerra e Era Vargas).

- Triste Fim de Policarpo Quaresma: Pré-Modernista, Lima Barreto antecipa características da Geração de 22. É uma obra bastante tradicional em listas de leituras obrigatórias. Atenção para as 3 fases do livro - Cultural; Agrícola; Político-militar.

- Natal na Barca: Conto de Lygia Fagundes Telles. Entrou no novo programa, junto com A Terceira Margem do Rio, de Guimarães. Este último já apareceu no inverno de 2008. É possível que o conto de Lygia venha agora. O conto é narrado em 1ª pessoa e a narradora sofre uma profunda transformação durante o diálogo com uma mulher que trazia consigo uma criança: a passagem da descrença à fé. É possível interpretar que tenha acontecido a morte e a ressurreição do bebê, ou que a narradora tenha se iludido, o que leva o leitor à dúvida e à perplexidade.

Era isso...

Então tá, então. Boa prova a todos, porque está tudo friamente calculado!

Um comentário:

  1. olá edir, sou aluna do in-tarde e vim dar uma olhada no blog antes da prova; queria te agradecer pelas aulas e pelas dicas, aliás, aulas não, por que tu não da aula, da show.
    obrigada por tudo, e sorte pra nós amanhã na prova né :P
    então ta, então
    :)

    ResponderExcluir