domingo, 26 de abril de 2009

Escolas Literárias: Romantismo


Contexto: (séc. XIX)
Europa: Rev. Industrial; Rev. Francesa; Era Napoleônica.
Brasil: Chegada da Família Real; Independência; D. Pedro I.

Marco Inicial no Brasil: Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães (1836).

O Romantismo nasceu na Alemanha e na Inglaterra e, depois de chegar à França, espalhou-se por toda a Europa. Suas origens estão diretamente relacionadas às profundas transformações políticas, econômicas e sociais operadas com a derrubada do Antigo Regime e a solidificação da burguesia como classe hegemônica. Como expressão de um momento turbulento da história, não se pode esperar que o movimento romântico seja uniforme e equilibrado. Ao contrário, ele acompanha a revolução política, como uma verdadeira revolução cultural.

Características e Temas Gerais

O conceito de Romantismo é algo presente, ainda que de forma intuitiva, em todos nós. Em nossa cultura pós-moderna, associamos o Romantismo a atitudes sentimentalistas, à supervalorização do amor. Essa, no entanto, é apenas uma das facetas do Romantismo, cujos valores percebemos até hoje, nas sociedades pós-modernas, afinal, vivemos em uma cultura individualista burguesa, que se consolidou a partir do final do século XVIII.
.....................................................................................................
Atenção:
Romantismo ≠ romantismo


Romantismo é o nome próprio de um estilo de época, (para nós, da escola literária), um sistema de valores historicamente situado entre o final do século XVIII e a primeira metade do século XIX.
Como já constatamos, o Romantismo burguês ainda influencia a cultura de nossos tempos. Daí, podemos dizer que romantismo (com ‘r’ minúsculo), designa uma forma de comportamento marcada pela emotividade, pelo sentimentalismo, pela fantasia.
.....................................................................................................
O capitalismo burguês pressupõe a liberdade individual (cidadania e livre iniciativa) como base para a fundação de uma nova ordem (Estado Moderno-nacionalismo). Isso se reflete na arte romântica: na poesia, o eu-lírico volta-se para si mesmo (individualismo e subjetividade), para as suas emoções e sentimentos (sentimentalismo). Assim, não há espaço para a rigidez formal, para a reprodução de padrões clássicos, mas apenas para a liberdade de criação do indivíduo em sua originalidade.

Observe a afirmação dessas concepções no prefácio de Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães:

“Quanto à forma [...] nenhuma ordem seguimos; exprimindo as idéias como elas se apresentam, para não destruir o acento da inspiração...”

A instituição de uma nova ordem social se reflete na idealização da realidade. O indivíduo idealizado é alçado à condição de herói.

Mas há também a outra face do Romantismo: as classes decadentes do antigo regime e, mais tarde a pequena burguesia, usada para a tomada do poder, extravasam seu descontentamento. O eu oprimido pela brutalidade das transformações sociais, frustrado com sua condição vivencia o que se convencionou chamar Mal do Século. O tédio conduz alguns poetas à morbidez e à náusea. Daí resulta um forte tendência à evasão (escapismo), que busca no sonho, na loucura, em paisagens fantásticas (a natureza não é mero cenário, acompanha os sentimentos do artista), no passado remoto, na infância ou até na morte, a fuga dessa realidade opressora. A própria supervalorização do amor, e a conseqüente idealização da mulher, podem constituir uma negação aos valores mercantis da sociedade burguesa.

7 comentários:

  1. bem deveria ter os autores né? mais ajudou um pouco;;;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é pra mim deu uma grande ajuda
      me ajudou e muito em tudo estava a fazendo um trabalho e em cima da hora consegui esse resumo foi minha salvasao pra tudo em q eu precisava se nao fosse isso nao estaria onde eu estou agora é q seria a desisao de mim pasar para a prosima fase dos estudos e de ultima hora consegui entregar o trabalho na hora com a ajuda de tudo q consegui aki entao so sei agradeser a ese trabalho por ter feito tudo na minha vida

      Excluir
  2. acredito que me confundiu pois deveria haver palavras mais faceis .....piorou a situação :'( mais valeu pela minima ajuda...kkk

    ResponderExcluir
  3. gosteii muito e mim ajudou bastante.
    muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. NAO PRECISA DE AUTORES TA BOM DEMAIS EU GOSTEI MUITO

    ResponderExcluir
  5. POXA ME AJUDOU MAIS PRECISEI DOS NOMES DO LIVRO DA ESCOLA MAIS FOI UM BOM PASSO PARA ME OBRIGADO

    ResponderExcluir
  6. queria saber a caracteristica da escola no romantismo no brasil! AGM SABE??????????

    ResponderExcluir