quarta-feira, 15 de abril de 2009

Novo ENEM: Como fica a nova prova?

Nas últimas semanas a discussão sobre as mudanças no vestibular e a possível substituição do vestibular tradicional pelo novo ENEM monopolizaram as atenções de toda a comunidade estudantil. Além disso, criou-se uma atmosfera de incerteza no que diz respeito aos programas de estudos e quanto ao planejamento de professores e alunos para os processos seletivos.

As universidades estão definindo suas posições no sentido da adoção imediata do novo modelo ou da adoção gradual do vestibular unificado, havendo ainda a hipótese de processos mistos, com o ENEM colocado como uma primeira etapa, sendo a segunda fase uma prova elaborada pelas própria universidade.

Mas de qualquer forma, o Exame Nacional passará a ter importância decisiva no ingresso para o ensino superior e essa não é uma realidade distante. Nesse sentido, vamos procurar esclarecer aqui no blog tudo sobre o ENEM.

Aqui temos alguns modelos de questões elaboradas pelo INEP (órgão do MEC responsável pela prova) para o processo de 2009 (a se realizar nos dias 3 e 4 de outubro).

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

2 comentários:

  1. Prof Edir
    Então quer dizer que não havera vestibular de inverno da ufpel??
    Pois até agora não entendo como ficara nossa situação sem lista de livros ja estamos em abril e se houver vest de inferna nós ficaremos com poukissimo tempo p/ estudar.
    Fui sua aluna ano passado e esse ano estou estudando em casa e não sei oq ira ocorrer com essas mudanças.
    Espero q a UFPEL se posicione e comunique a nos oq ira ser efetuado pois até o momento não sei nada. TO UM PEIXINHO FORA D´ÁGUA ASUHAUHASUSAU..
    MAS TO ATENTA A TUDO OQ O SENHOR COLOCA AKI NO BLOG Q ALIAS É ÓTIMO
    Att,
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Fico superfeliz que estejas aproveitando as dicas do blog.

    Quero te tranquilizar sobre o vestibular de inverno: ele continua acontecendo normalmente, com os mesmos livros na lista de leituras. Não saiu o edital ainda, mas dificilmente irá mudar alguma coisa, pois esse será o último vestibular da UFPel. A partir daí, será só ENEM.

    Um abraço

    ResponderExcluir