domingo, 20 de dezembro de 2009

Coletânea traz contos que influenciaram a obra de Jorge Luis Borges


"Contos Fantásticos no Labirinto de Borges" parte de uma premissa diferente para analisar a obra do famoso escritor argentino. Ao invés de ver o que ele escreveu, estudar aquilo que ele leu.


Coletânea apresenta livros que marcaram a obra de Borges


Isso é especialmente pertinente se tratando desse autor em particular, que além de escritor é praticamente um gênero literário à parte. Apesar de aproximações, seus trabalhos não se enquadram em ficção científica, fantasia, absurdo, realismo fantástico ou no que for. Contos do Borges são contos do Borges.

Cada um dos 18 contos dessa obra, tanto de nomes conhecidos como H. G. Wells, Poe e Ray Bradbury como autores já mais obscuros atualmente, traz antes de si uma breve biografia do autor e o contexto no qual ele se intersecta com a obra borgiana. Ao final, temos um postfácio assinado pelo organizador, o jornalista Braulio Tavares. Esses prefácios também trazem trechos com considerações que o próprio Borges deixou em seus diversos ensaios e cartas sobre os contos da coletânea.

Entre os contos contemplados estão "O Abacaxi de Ferro", de Eden Phillpotts que lida da obsessão inexplicável de um homem com um, bem, abacaxi feito de ferro. "O Ovo de Cristal" de H. G. Wells, que traz a mesma ideia do universo em um único ponto contida no "Aleph". Além de "Um Artista da Fome", de Kafka, sobre um artista circense cuja apresentação consiste em ficar em uma jaula passando fome por dias a fim, aos olhos curiosos dos espectadores, que na verdade se interessam mais em ver os animais. Há uma grande incidência de contos policiais na coletânea, reflexo do apreço de Borges pela racionalidade e pensamento lógico em sua literatura (paradoxos, questões matemáticas, etc).

No postfácio, Tavares consolida diversos temas recorrentes em Borges. Cenários como a manipulação do tempo para que a intensidade de vidas se passe em um instante, artefatos alienígenas que escorregam entre as rachaduras da realidade até chegar ao nosso mundo, livros não-escritos, simulacros, obsessão por objetos quaisquer, mundos apócrifos, labirintos e outros assuntos são analisados de forma clara e profunda. O livro também traz ilustrações de Romero Cavalcanti que capturam de forma bela o universo borginano. Trata-se de uma forma criativa e única de analisar esse que é um dos mais fascinantes autores do século 20.

*Fonte: BOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário