quarta-feira, 25 de março de 2009

MEC quer substituir vestibular de federais por novo Enem


O Ministério da Educação propõe hoje aos reitores das universidades federais que o vestibular seja substituído por um novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O estudante faria, em qualquer Estado, teste com validade nacional e escolheria curso e instituição segundo a nota obtida. Atualmente, cada universidade realiza seu processo seletivo com provas e datas diferentes.

No novo formato, o Enem abordaria mais disciplinas e teria mais questões - hoje são 63 de múltipla escolha e redação. O exame incluiria questões dissertativas e objetivas, além de poder cobrar uma parte específica, direcionada a áreas como ciências, para candidatos a Medicina. Alguns cursos poderiam fazer uma segunda fase. A proposta é semelhante à forma de seleção do Programa Universidade para Todos (ProUni). Nele, o aluno escolhe curso e instituição com base na nota do atual Enem, com mínimo de 45 pontos.

As linhas gerais que o MEC propõe também são semelhantes ao que ocorre nos Estados Unidos. Lá, cada universidade determina a quantidade de pontos no teste, chamado Scholastic Assessment Test (SAT), para que o candidato possa ter chances de ingressar na instituição. O exame é nacional e cobra inglês, matemática e redação. Com a pontuação mínima, o candidato passa por entrevista e envio de currículo.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

2 comentários:

  1. Po, não vo passa todo meu ensino médio estudando no João Paulo como passar no vestibular da UFRGS pra chegarem e mudarem pra uma coisa americana.

    ResponderExcluir
  2. O grande problema que o Brasil não é um pais sério. Como vamos ter certeza que os resultados não serão manipulados e que quem for corrigir as provas terá os mesmo critérios em todo o território nacional, tendo em vista o que vimos na correção da redação no Enem

    ResponderExcluir