quarta-feira, 25 de março de 2009

Saiu a lista de leituras obrigatórias da UFRGS 2010!


Esta é a nova lista de livros para o vestibular da UFRGS. Os títulos em negrito (1,2,3 e 7)correspondem aos livros novos no programa.

*Faça o download das obras (texto integral), clicando sobre o título

1. Basílio da Gama - O Uraguai
2. José de Alencar - Lucíola
3. Machado de Assis - Memórias Póstumas de Brás Cubas
4. Machado de Assis - Contos: O Caso da Vara, Pai contra Mãe e Capítulo dos Chapéus
5. Eça de Queirós - O Primo Basílio
6. Manuel Bandeira - Estrela da Vida Inteira
7. Álvaro de Campos - Poemas: Mestre, meu mestre querido!, Ao volante do Chevrolet pela estrada de Sintra, Grandes são os desertos, e tudo é deserto, Lisboa com suas casas, Todas as cartas de amor são ridículas, Ode triunfal, Lisbon Revisited (1923), Tabacaria, Aniversário e Poema em linha reta
8. Cyro Martins - Porteira Fechada
9. José Lins do Rego - Fogo Morto
10. Lygia Fagundes Telles - Antes do Baile Verde
11. Milton Hatoum - Dois Irmãos
12. Luiz Antonio de Assis Brasil - Concerto Campestre

Foram excluídas as seguintes leituras: Os Lusíadas, Iracema, Espumas Flutuantes e Quincas Borba.

Comentário:

1. A expectatica era grande. O que aconteceria com Camões na prova? Tirariam os Lusíadas? Colocariam os cinco últimos cantos no lugar dos primeiros? Substituiriam o épico pelos Sonetos (o que não seria mau)? A saída de "Os Lusíadas" do programa é considerada por muitos vestibulandos um alívio. Mas vale lembrar que a obra ainda pode figurar na prova, mesmo não sendo leitura obrigatória, dentro do tópico "Autores Portugueses", que compõe o conteúdo programático.
Outro poema épico entra na lista: O Uraguai, de Basílio da Gama. De leitura bem mais acessível ao leitor médio, o texto é representativo do Arcadismo brasileiro e antecipa caracteres do indianismo romântico.

2. Sai "Iracema", de José de Alencar, entra "Lucíola", do mesmo autor. Entre estudiosos da Literatura é unânime: em termos de romance romântico brasileiro, José de Alencar é o cara. No lugar de uma narrativa indianista, temos agora um romance urbano, dos 'perfis de mulher' alencarianos. Penso que seja melhor para o vestibulando essa troca. Lucíola é uma história envolvente (um pouco açucarada demais, é verdade), e a linguagem é mais usual do que a empregada em Iracema (em que as notas de rodapé funcionam com Closed Caption para as exóticas expressões em tupi-guarani).

3. "Quincas Borba" dá adeus à lista, sendo substituído por "Memórias Póstumas". Machado de Assis é, certamente, indispensável para qualquer lista de leituras. Memórias Póstumas é um texto mais radical, tortuoso e inquietante, se comparado ao Quincas. Em outras palavras, é mais complicado. Mas não deixa de ser interessante, pela ironia e pelo estilo tipicamente machadiano, de promover seu "jogo" com o leitor, induzindo-o ao erro, pregando-lhe peças, e dirigindo-se a ele com sarcasmo (a famosa metalinguagem machadiana).

4. A poesia romântica perdeu espaço na lista. Espumas Flutuantes, de Castro Alves poderia ser substituída por Álvares de Azevedo, Gonçalves Dias, Casemiro... Mas o que entra na prova é Álvaro de Campos (um dos muitos heterônimos de Fernando Pessoa, que tinha outros por dentro). Acho que saímos ganhando. Sem desmerecer a obra de Castro Alves e de seus contemporâneos, mas Pessoa é gênio inigualável e indispensável. Especialmente Álvaro de Campos, a quem é atribuído o antológico poema "Tabacaria" (incluído no programa). Com isso, temos uma leitura mais próxima do nosso tempo, e mais desafiadora.

AGUARDE: NOS PRÓXIMOS DIAS RESUMOS E ANÁLISES COMPLETAS DAS NOVAS LEITURAS AQUI NO BLOG!

E aí, gostou das mudanças? DEIXE SEU COMENTÁRIO!

3 comentários:

  1. GRAÇAS A DEUS SEM LUSÍADAS *----------*

    ResponderExcluir
  2. onde eu arranjo esses livros pra ler online???

    ResponderExcluir
  3. quais as leituras obrigatórias do enem 2010?

    ResponderExcluir