domingo, 22 de novembro de 2009

Fuvest 2010: Confira o gabarito e o caderno de prova da 1ª fase


Fuvest 2010: Confira o gabarito e o caderno de prova da 1ª fase


Veja a prova da 1ª fase da Fuvest 2010
Veja o gabarito da 1ª fase da Fuvest 2010


O vestibular, que seleciona universitários para a USP (Universidade de São Paulo), a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa e a Academia de Polícia Militar do Barro Branco teve abstenção de 5,95%. Estão em disputa 10.812 vagas.

Opinião dos candidatos
As questões que abordavam assuntos sobre atualidades foram o forte da primeira fase da Fuvest 2010, segundo candidatos ouvidos pelo UOL Vestibular, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo.

Para o estudante Miguel Haidar Rodrigues, 18, o exame não foi difícil para quem fez um ensino médio forte: "Fiz a prova inteira [em duas horas e meia] e cairam muitas questões de atualidades, como Oriente Médio, aquecimento global e oferta de recursos naturais no mundo", disse.


Poemas de "Antologia Poética", de Vinicius de Moraes, também foram destaque na Fuvest 2010. Entre as questões de português que abordavam os livros obrigatórios, os candidatos apontaram também as obras "A Cidade e as Serras", de Eça de Queirós e "Dom Casmurro", de Machado de Assis.


Calendário
Veja as datas das provas e divulgação de listas:
14/12/2009 - lista de aprovados na primeira fase.

3/1/2010 - 2ª fase da Fuvest, prova dissertativa de português (dez questões) e redação. Atenção: os candidatos convocados para a segunda fase deverão entregar, no primeiro dia de exame, uma foto 3x4, recente. O tempo de prova é de quatro horas.

4/1/2010 - 2ª fase da Fuvest, com prova dissertativa (20 questões) das disciplinas história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. Cada questão poderá abranger conhecimentos de mais de uma disciplina. O candidato tem quatro horas para acabar a prova.

5/1/2010 - 2ª fase da Fuvest, com 12 questões de duas ou três disciplinas específicas (seis ou quatro de cada), de acordo com a carreira escolhida. A duração do exame é de quatro horas.

Na segunda fase, os convocados responderão a um total de 42 questões e elaborarão uma redação, independentemente da carreira escolhida (exceção para os candidatos inscritos nas duas carreiras da Polícia Militar).



Mudanças na Fuvest 2010

No novo formato, a Fuvest 2010 manterá a primeira fase com 90 questões - mas as provas da segunda fase foram alteradas.

A primeira fase também passou a ser eliminatória - ou seja, a nota não conta mais no final do processo seletivo para classificar os estudantes. Apenas elimina quem não tiver desempenho suficiente para chegar à etapa final.

A segunda fase do vestibular vai avaliar todas as matérias do ensino médio. Até a Fuvest 2009, só disciplinas relacionadas ao curso pretendido eram alvo de exames.


Enem
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 não deve ser utilizado como parte da nota do vestibular 2010. A nova data do exame inviabilizou sua utilização na prova.


Inclusp
A universidade definiu novo cálculo dos bônus para substituir o Enem 2009 na bonificação do Inclusp (Programa de Inclusão Social da USP). Em vez de considerar o exame, a universidade irá utilizar a primeira fase do vestibular: os candidatos terão que fazer mais de 22 pontos na prova para receber 1,8% de bonificação.

A pontuação pode chegar a até 6% pontos a mais nas 1ª e 2ª fases do processo seletivo. O novo cálculo foi idealizado depois que os organizadores da Fuvest decidiram não utilizar a pontuação do Enem 2009 no vestibular 2010. Para candidatos não-optantes pelo bônus, valerá só a nota do vestibular; antes, o Enem valia 20% do total de pontos na 1ª fase.

A fórmula utilizada para o cálculo será a seguinte:

Bônus Fuvest (%) = 1,8 + [4,2 x (NF-22)]/50

Na qual NF é a nota da prova da primeira fase, que contém 90 questões. Se o candidato acertar só até 21 perguntas, não ganhará nenhum ponto de bonificação. Acima de 22, os candidatos recebem 1,8% de bônus, podendo chegar até 6% para aqueles que acertarem 72 ou mais questões.

Além do bônus baseado na nota da 1ª fase, o Inclusp dá 3% a mais para estudantes oriundos de escolas públicas e até 3% de bonificação para quem faz a prova do Pasusp.

Outras informações podem ser obtidas no site da Fuvest.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário