domingo, 22 de novembro de 2009

Obras de Vinicius de Moraes se destacaram na Fuvest 2010, dizem candidatos


Obras de Vinicius de Moraes se destacaram na Fuvest 2010, dizem candidatos

Reportagem de Simone Harnik (UOL Vestibular)


Poemas de "Antologia Poética", de Vinicius de Moraes, foram destaque na Fuvest 2010, segundo vestibulandos ouvidos pelo UOL Vestibular. Entre as questões de português que abordavam os livros obrigatórios, os candidatos apontaram também as obras "A Cidade e as Serras", de Eça de Queirós e "Dom Casmurro", de Machado de Assis.


As opiniões sobre dificuldade da prova estavam divididas. Karine Ribeiro, 16, que presta medicina, esperava mais perguntas sobre a leitura obrigatória. "Caíram questões superficiais, elas não exigiam tanto a leitura das obras", disse.

Já Victor André Gomez, 17, que presta engenharia mecatrônica, achou a prova "desafiadora". Para ele, as questões sobre literatura eram "fáceis para quem leu os livros". "Mas eu só li Vidas Secas", conta.

Felipe Szuster, 17, que concorre a uma vaga em sistemas de informação, saiu da prova mais ou menos confiante. Ele contou que teve melhor desempenho em português do que em física e em matemática. "Caiu uma questão de um trecho de um livro que pedia a interligação com as outras obras", relata.

Moradadora de Araxá (MG), Manuela Rezende, 17, viajou a São Paulo para prestar a prova da Fuvest 2010 para direito. Ela achou o exame "chato". A jovem diz que leu todas as nove obras exigidas pelo vestibular. "Com uma ideia básica sobre o livro dava para resolver a prova; 'O Cortiço' eu nem terminei e deu para responder."


Atualidades
As questões que abordavam assuntos sobre atualidades foram o forte da primeira fase da Fuvest 2010, segundo candidatos ouvidos pelo UOL Vestibular, na saída de local de prova em Pinheiros, zona oeste de São Paulo.

Para o estudante Miguel Haidar Rodrigues, 18, candidato de economia, o exame não foi difícil para quem fez um ensino médio forte. "Fiz a prova inteira [em duas horas e meia] e caíram muitas questões de atualidades, como Oriente Médio, aquecimento global e oferta de recursos naturais no mundo", disse ele, que foi um dos primeiros a deixar o local de prova. Sua maior dificuldade, contou ele, foi com as perguntas de química e física.

A já universitária Beatriz Camargo, 18, que cursa nutrição na Anhembi Morumbi, prestou vestibular para tentar mudar de universidade. Ela se beneficiou das questões contextualizadas. "Achei que seria mais decoreba, e não foi", comenta. "Estou na fé que vai dar certo. A tranquilidade me ajudou bastante." Ela mencionou a crise econômica como um dos tópicos abordados.

Stefano Lizot, 17, que presta vestibular para relações internacionais, e sua amiga Tatiana Kehdy, 18, que concorre a uma vaga em jornalismo, também mencionaram que as atualidades chamaram a atenção na prova. "Havia questão sobre Afeganistão, sobre gripe suína e sobre pobreza e desigualdade", disse Tatiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário