quarta-feira, 27 de maio de 2009

Entre a Ficção e a Realidade: Irritado, chinês empurra de ponte homem que ameaçava suicídio


O chinês Chen Fuchao passou horas em cima de uma ponte no sudeste da China ameaçando se matar até que um motorista se aproximou, apertou sua mão e o empurrou ponte abaixo. O soldado aposentado Lai Jiansheng, 66, decidiu ajudar Chen a concluir seu desejo de se jogar da ponte depois de passar cinco horas completamente parado em um grande congestionamento causado pelo bloqueio do local.

O soldado aposentado atravessou o bloqueio policial, chegou perto de Chen, o cumprimentou e lançou ponte abaixo. Chen caiu cerca de oito metros em um colchão de ar parcialmente enchido pelas autoridades --o suficiente para que sobrevivesse com ferimentos nos cotovelos e na espinha.

Lai afirmou estar cansado do que chamou de "egoísmo" de Chen, afirma a agência Xinhua. A tentativa de suicídio levou ao isolamento da área pela polícia por cinco horas.

"Eu o empurrei porque suicidas como Chen são muito egoístas. Suas ações violam o interesse público", disse, citado pela Xinhua. "Eles não têm coragem de se matar. Em vez disso, eles querem apenas chamar a atenção das autoridades do governo a seus apelos."

Segundo a Xinhua, Lai foi levado pela polícia.

A agência afirma ainda que Chen tentou o suicídio porque tinha uma dívida de US$ 290 mil de um projeto de construção fracassado. Na quinta-feira passada (22), ele decidiu ir até a ponte Haizhu, onde 11 pessoas tentaram se matar desde abril.

Lai se ofereceu para conversar com Chen, mas foi impedido pela polícia. Ele decidiu então quebrar o bloqueio, escalar até onde Chen estava sentado e jogá-lo.

A imprensa chinesa afirma que Lai foi libertado sob fiança na sexta-feira passada (22) e que ele recebia tratamento para "uma doença mental" há décadas.

Chen está se recuperando dos ferimentos no hospital, afirma a Xinhua.



*Notícia publicada no Folha de São Paulo, em 27 de Maio de 2009.


..........................................................................................................

Faço minhas as palavras de Mark Twain:

A diferença entre a ficção e a Realidade: Ficção tem que fazer sentido

Nenhum comentário:

Postar um comentário