quinta-feira, 21 de maio de 2009

UFSC adotará Enem como percentual do vestibular


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá valer 20% da nota final do Vestibular 2010 da Universidade Federal de Santa Catarina. De acordo parecer da Câmara de Ensino, a UFSC adotará de forma cautelosa o Enem como parte da pontuação no vestibular, e o uso desse percentual será uma opção do candidato.

A UFSC realiza três concursos agora no meio do ano (Vestibular Suplementar, Vestibular para Bacharelado e Licenciatura em Libras e Vestibular para cursos a distância. Mas a possibilidade de agregar a nota do Enem à pontuação final do concurso só entrará em vigor no final do ano, no vestibular 2010.

Aprovada por maioria, a decisão da Câmara de Ensino, leva em conta que a mudança, mesmo parcial, não encontrará total apoio nos meios acadêmicos, tendo em vista a modificação de práticas enraizadas há décadas nas estruturas universitárias.

Entretanto, destaca o autor do parecer, professor Jonny Carlos da Silva, do Departamento de Engenharia Mecânica, a posição leva em conta que existe uma ampla aceitação de que o Enem vem contribuindo para a melhoria do processo de ingresso na universidade (veja abaixo os pontos ressaltados no parecer).

O relator recomenda também a criação de uma comissão, ainda no primeiro semestre de 2009, para analisar e propor as regras do vestibular 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário