segunda-feira, 25 de maio de 2009

Semana da África: Postagens especiais

Celebra-se esta segunda-feira (25/5) o Dia de África


Celebra-se esta segunda-feira o Dia de África, data que relembra um encontro, em 1963, de 32 chefes de estado africanos se reuniram para discutir a questão do colonialismo e onde se decidiu criar a Organização da União Africana.

De acordo com o ex-secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan «o Dia de África constitui a ocasião de medir os progressos realizados na África, avaliar as suas dificuldades e reflectir sobre as enormes potencialidades do continente».

Foi há 46 anos, no dia 25 de Maio, que os líderes presentes no encontro que teve lugar em Adis Abeba, na Etiópia, decidiram criar a Organização da União Africana, conhecida actualmente por União Africana. Em 1972, as Nações Unidas resolveram instituir a data, como Dia da Libertação de África.

Um grupo de embaixadores e Altos-comissários Africanos, em Moçambique, numa nota sobre o 46º aniversário do continente, consideraram o dia uma ocasião para se avaliarem os progressos realizados em África, e as dificuldades ainda existentes. Já o vice-ministro da cultura angolana, Cornélio Caley, realçou a necessidade de haver um estudo mais aprofundado da realidade africana que possa contribuir para um «futuro cada vez melhor».

O dia é celebrado em África, através de diversas acções. O ministério da cultura angolana promove, por esta ocasião, um ciclo de conferências com grandes nomes académicos africanos. Em Portugal, a data também não é esquecida. Na Universidade da Beira Interior, os estudantes africanos organizaram várias actividades, tais como a noite Interactivo-Cultural, uma exposição e conferências, sobre o continente.

Texto do portal PNN (Portuguese News Network)

........................................................................................................

Durante esta semana, faremos uma série de postagens especiais sobre a literatura do continente africano, e também sobre a presença negra na cultura do Brasil.

Fique ligado e confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário