quinta-feira, 14 de maio de 2009

Novo Enem terá até 11h e meia de duração / Inscrições serão abertas em 15 de junho

O novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), poderá ter até 11 horas e meia de duração, segundo informou o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela realização da prova. Os exames deverão ser realizados em dois dias, divididos em quatro períodos.


Como são quatro áreas avaliadas - linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias - o candidato deverá responder aos testes em até dez horas.

Inicialmente, não haverá diferenciação dos pesos entre as disciplinas. O que pode ocorrer é que, nos processos seletivos, as instituições utilizem pesos diferenciados entre as áreas para classificar os candidatos, de acordo com os cursos pleiteados.


Inscrições
As inscrições para o novo Enem devem começar no dia 15 de junho, segundo informou o Inep. De acordo com o cronograma previsto, o prazo máximo para se inscrever no novo formato da prova do MEC (Ministério da Educação) é dia 17 de julho. A forma para se inscrever ainda não foi divulgada.

A proposta prevê a aplicação do novo Enem em 3 e 4 outubro e a divulgação das provas em 4 de dezembro. A divulgação do resultado final, com a correção das redações, foi sugerida para 8 de janeiro do próximo ano.

Ao se inscrever para a prova, o estudante terá o direito de optar por cinco cursos e instituições e, de acordo com a nota, simular a posição no curso pretendido, em comparação com as notas dos demais concorrentes. No sistema unificado, os pesos das provas podem ser diferentes, caso a instituição queira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário