segunda-feira, 11 de maio de 2009

Escolas Literárias: Realismo e Naturalismo

Contexto (2ª metade do século XIX-Início do século XX):
Europa: Capitalismo industrial; surgimento do proletariado; cientificismo (Positivismo, Determinismo, Evolucionismo, Marxismo, Psicanálise)
Brasil: Abolição da escravatura; proclamação da República.

Com a 2ª Revolução Industrial, impulsionada pelo desenvolvimento científico, houve uma profunda modificação nos processos de produção. A automação e o surgimento de cartéis acirram as desigualdades entre a burguesia e o proletariado. Os centros urbanos crescem desordenadamente, revelando marginalidade, miséria, e condições insalubres.
Já não era possível a postura evasiva dos românticos.
Algumas das principais teorias científicas veiculadas na época:
Positivismo: Comte acreditava que a sociedade poderia ser analisada por meio de um sistema científico, como uma ciência exata (ordem e progresso)
Socialismo: Para Marx, a história da humanidade sempre fora marcada pela luta de classes. Em O Capital disseca o sistema capitalista e prevê a sua superação pela ditadura do proletariado.
Evolucionismo: Darwin põe em cheque a teoria criacionista com as idéias de seleção natural e luta pela sobrevivência.
Psicanálise: Freud elaborou sua teoria do inconsciente, sendo este a parte do psiquismo humano que não pode chegar à conscieência; são desejos e sensações inaceitáveis do ponto de vista moral ou social, que ficam reprimidos (recalcados), mas mesmo assim interferem nas funções conscientes.

Realismo e Naturalismo se desenvolveram no mesmo momento histórico e têm características comuns. O racionalismo e a preocupação com a realidade objetiva se manifestam em temas atuais, em uma linguagem detalhista, minuciosamente descritiva. Para uma análise objetiva da sociedade, havia a preferência pelo foco
narrativo em 3ª pessoa, que possibilitaria maior distanciamento e imparcialidade (no sentido de universalidade), revelando as relações humanas de forma desidealizada (pessimismo).
Apesar dessas semelhanças, realistas e naturalistas possuem propostas distintas:

REALISMO
 Romance de revolução: pretendiam reformar a sociedade por meio de uma literatura crítica.
 Análise psicológica: um pequeno número de personagens permite o aprofundamento de seus conflitos internos. Esperavam que os leitores se identificassem com as personagens e situações, podendo a partir daí realizar uma auto-análise.
 Tipificação social: Cada personagem corresponde a um grupo social, a um tipo de conduta ou situação pré-existente na sociedade.

NATURALISMO
 Romance de tese: análise científica da sociedade. O romance funciona como um experimento para a comprovação de uma tese.
 Perspectiva físico-biológica: O predomínio dos instintos sobre a razão, muitas vezes, reduz o indivíduo à condição animal.Assim, o amor, por exemplo, seria simplesmente a necessidade de satisfação dos impulsos sexuais.
 Determinismo: Além do já observado determinismo biológico, os naturalistas exploram as influências do meio sobre o homem.
 Predomínio do coletivo e do patológico: geralmente não há um protagonista, mas um aglomerado de seres humanos em um drama coletivo, geralmente em condições totalmente insalubres.

REALISMO NO BRASIL

Marco inicial: Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis.
Contexto: O Brasil vivia a transição da Monarquia para a República. Uma nova organização social começava a se desenhar com a substituição da mão-de-obra escrava pelo trabalho assalariado dos imigrantes. O pensamento burguês mais conservador entra em choque com uma classe média cada vez mais numerosa.


Veremos em uma outra postagem aqui no blog a análise de alguns fragmentos de Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Um comentário:

  1. ai leke!
    gostei d+
    achei oq eu tava procurando valeu!

    bjjooooooo

    ResponderExcluir