sexta-feira, 15 de maio de 2009

Novo Enem vai cobrar mesmo conteúdo que vestibulares, dizem especialistas

Professores de cursinhos ouvidos pelo UOL Educação avaliaram o programa do novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), divulgado nesta quinta-feira (14), pelo Ministério da Educação.

"O conteúdo é só um pouco menor do que o programa tradicional dos vestibulares. O estudante vai ter de conhecer física, química, história", diz o coordenador do curso Etapa, Carlos Eduardo Bindi.

"O Enem se transformou em uma maratona puxada, com 200 questões em dois dias. Agora está bem coladinho com o vestibular. Segundo o ministro, só o jeito de perguntar é que vai ser diferente", diz Bindi. De fato, a prova poderá ter até 11h e meia de duração.

Para o professor, o novo Enem, em vez de representar o fim dos vestibulares, é a criação do maior processo seletivo do país - e não facilita em nada a vida do estudante em termos práticos. "A preparação continua a mesma", diz.

"O programa é muito próximo do que os estudantes tiveram no ensino médio. O que nos cabe observar é se mudou mesmo a concepção da avaliação. Ou seja, como esses conteúdos serão cobrados na forma de perguntas", avalia o diretor da editora COC, Tadeu Terra.


Dança, educação física e artes
O conteúdo do novo Enem só diverge do dos principais vestibulares na cobrança de conhecimentos sobre artes visuais, teatro, dança, informática e educação física, afirmam os especialistas.

"O MEC coloca sem nenhum detalhamento que esses conteúdos serão cobrados. São assuntos muito amplos. Como preparar os alunos se não há detalhes?", questiona o coordenador do curso Anglo, Nicolau Marmo.

Por outro lado, Marmo afirma que conteúdos de filosofia e de sociologia, que passaram a integrar o rol de disciplinas do ensino médio, não têm peso na matriz de referência do novo Enem.

*Texto do portal UOL

CLIQUE AQUI E VEJA A MATRIZ DE HABILIDADES A SEREM EXIGIDAS NO NOVO ENEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário