domingo, 20 de setembro de 2009

Clássicos da literatura recriados no Twitter viram livro


Lord Byron deve estar furioso. Hemingway indignado. Austen irritada. Mas o inevitável aconteceu: seus textos foram recriados no Twitter e serão publicados em um livro que reúne mais de 60 clássicos da literatura reescritos no microblog.

Foi uma sensação no mercado editorial quando a editora Penguin anunciou que comprou os direitos para o livro "Twitterature", no qual dois estudantes universitários adaptaram para o Twitter de "Medéia" a "Madame Bovary".

O livro só deve ser lançado na Inglaterra em 5 de novembro, mas uma cópia de serviço foi vista pelo "The Guardian".

Romeu tuíta seu lamento de morte: "O, sou um joguete do destino. Talvez só uma ferramenta. E então eu morro. Qual era a mulher que eu estava afim antes de Julieta? Teria sido uma aposta mais segura".

Sherlock Holmes diz: "Investigação continua. Deduzi coisas brilhantes a partir de poucas evidências. Percebeu restos de sal nos sapatos do dono da fábrica?".

O jovem Werther de Goethe sofre: "Já disse o quanto estou chateado? Estou muito chateado. #pain #angst #suffering #sexdep."

Elizabeth Bennet, protagonista de "Orgulho e preconceito" de Jane Austen, diz: "Quanto menos ele parece se importar comigo, mas atraída me sinto. Não parece o oposto do que deveria ser?"

E há também Ishmael de "Moby Dick": "Siga @starbuck e @queequeg para longos solilóquios sobre a alma humana".

Os autores do livro, Alexander Aciman e Emmett Rensin, criaram uma página no Twitter para recriar os clássicos. A idéia surgiu quando eram colegas de quarto na Universidade de Chicago.

Os autores dizem que o livro não deve ser visto como uma espécie de guia para a leitura de clássicos.

Todas as obras foram resumidas em 20 tuitadas, ou menos. "Pé na estrada" virou apenas uma tuitada: "Para TWITTERATURE de 'Pé na estrada' de Jack Kerouac, por favor, veja 'Pé na estrada' de Jack Kerouac".

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário