quarta-feira, 2 de setembro de 2009

UFRGS abre inscrições para vestibular 2010


UFRGS abre inscrições para vestibular 2010 nesta terça
Candidatos terão até 4 de outubro para garantir a participação no concurso 2010 pela


Começa nesta terça o período de inscrições para o vestibular 2010 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Um tempo em que milhares de estudantes precisam decidir o futuro e se preparar para enfrentar uma das maiores concorrências do país.

Este ano, a universidade apresenta o maior crescimento dos últimos 10 anos e abre ainda mais o leque de opções. A expectativa é que cerca de 40 mil candidatos acessem o site www.vestibular.ufrgs.br até 4 de outubro, último dia de inscrições.

Com mais 405 lugares, as opções na UFRGS estão mais atraentes e a logística do concurso deverá melhorar. No concurso passado, o vestibular começou no dia 4 de janeiro e candidatos tiveram problemas para encontrar as salas de prova no Campus do Vale. Em 2010, as provas começam no dia 10 de janeiro.

– Escolhemos a data mais longe do feriado do Ano-Novo para permitir que as escolas e os prédios da UFRGS possam ser bem sinalizados – disse a presidente da Comissão Permanente de Seleção, Maria Adélia Pinhal de Carlos.

Com a adequação da data, quem pretendia também prestar o exame na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) perderá a chance. As provas vão coincidir. O concurso em Santa Maria começa no dia 13 (último dia da UFRGS).

Para facilitar a vida dos estudantes, a universidade também aplicará prova na Serra e no Litoral. Basta solicitar a opção na inscrição. Também deve constar do requerimento, a escolha pelo tipo de ingresso (cotistas ou não) e pelo uso da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

– O Enem só poderá beneficiar o candidato, pois será somado à média harmônica – garante o coordenador do vestibular, Roberto Macedo.

Novos cursos devem atrair mais candidatos

Sete novas graduações aumentam a expectativa de inscrições na universidade, número que vem caindo nos últimos anos. Para a reitoria, o fenômeno está ligado ao aumento da oferta de vagas no Ensino Superior e a exigência para ingressar na UFRGS.

Ao vasculhar a oferta da universidade, além dos cursos novos, os candidatos encontrarão mudanças importantes nos cursos de Física e Química. Na primeira opção, o estudante terá de escolher entre quatro alternativas para ingressar (Astrofísica, Computacional, Materiais e Nanotecnologia e Pesquisa Básica). Na Química, o curso diurno aparece uma só vez, mas possibilitará a conclusão no bacharelado em Química, no curso de Química Industrial ou ainda no novo curso de Tecnologia em Química Analítica.

Ao manter o sistema de reserva de vagas, a UFRGS alerta para as exigências da universidade. Para ocupar um lugar pelo sistema, é preciso comprovar ter estudado pelo menos a metade do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio na rede pública. Para os cotistas, são reservadas 30% das vagas, sendo metade (15%) para quem se autodeclarar negro.

Conforme o edital, as provas específicas para os cursos de Artes Visuais, Música e Teatro serão aplicadas de 13 a 23 de outubro, na Capital. Para os demais candidatos, o vestibular apresenta nove provas com 25 questões cada e uma redação.

Para a inscrição na UFRGS é preciso ter CPF. O documento pode ser solicitado ao Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou nos correios.

Inscrições
- Onde: www.vestibular.ufrgs.br
- Quando: até as 23h59min do dia 4 de outubro
- Taxa: R$ 100
- Provas: de 10 a 13 de janeiro, às 8h30min
- Estudantes sem acesso à internet: podem usar computadores da universidade, na Rua Ramiro Barcelos, 2.574, bairro Santa Cecília, das 9h às 18h.

O calendário
Dia 10 de janeiro – Física, literatura e língua estrangeira (quatro horas e 30 minutos)
Dia 11 de janeiro – Português e redação (quatro horas e 30 minutos) Dia 12 de janeiro – Biologia, química e geografia (quatro horas e 30 minutos)
Dia 13 de janeiro – História e matemática (quatro horas e 30 minutos)

As novas opções
- Administração Pública e Social (noturno)
- Biotecnologia
- Engenharia de Energia
- Engenharia Física
- História da Arte (noturno)
- Políticas Públicas (noturno)
- Serviço Social (noturno)


fonte: ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário