terça-feira, 1 de setembro de 2009

UFSCar dá início a inscrições do vestibular 2010; são oferecidas 2.577 vagas


A UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) abre, nesta terça-feira (1º), o prazo de inscrições para o vestibular 2010 de cursos presenciais. São oferecidas 2.577 vagas em 57 opções de cursos de graduação. São 1.717 vagas em 37 cursos no campus São Carlos; 620 vagas em 14 cursos em Sorocaba; e 240 vagas em seis cursos em Araras.

O vestibular 2010 da UFSCar está configurado de um modo diferente do dos anos anteriores. Para ingressar na faculdade, o candidato deverá prestar duas etapas: a primeira composta pelas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009; e a segunda, com provas da universidade.

A nota final do candidato será composta 50% do Enem e 50% das provas da instituição. Dessa forma, a participação do candidato no Enem 2009 é condição indispensável para a inscrição.


Como se inscrever
As inscrições para a segunda etapa podem ser feitas até o dia 30 de setembro, exclusivamente pela internet.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 75. O manual do candidato está disponível no mesmo endereço. O candidato deve buscar orientações no documento para fazer as suas escolhas e a inscrição.

Para os candidatos contemplados com a isenção da taxa de inscrição, a inscrição poderá ser feita de 22 a 30 de setembro, também na internet. A divulgação da lista de beneficiados sai até o dia 18 de setembro.


Provas
ProvasAs provas acontecem nos dias 13 e 14 de dezembro, nas cidades de Araras, Bauru, Campinas, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

No primeiro dia, os candidatos resolvem questões de língua portuguesa, língua inglesa, matemática e de redação. No dia 14, as provas são de química, física, biologia, história e geografia. No dia 18 de dezembro acontece a prova de aptidão para os candidatos ao curso de licenciatura em educação musical, apenas em São Carlos.

Os locais de prova serão divulgados no dia 23 de novembro. Os resultados da primeira chamada saem no dia 3 de fevereiro de 2010, às 12h. A matrícula acontece em 9 de fevereiro de 2010.


Cotas

Por meio do Programa de Ações Afirmativas, a UFSCar vai reservar 20% das vagas de cada curso de graduação para estudantes egressos do ensino médio público. Destas vagas reservadas, 35% são para estudantes negros.

Também é oferecida uma vaga adicional em cada opção de curso de graduação da UFSCar para candidatos indígenas. São, ao todo 57 vagas para candidatos indígenas (que comprovem sua etnia com documento certificado pela Funai), com ensino médio na rede pública de ensino e/ou em escolas indígenas reconhecidas pela rede pública.

As inscrições para o processo seletivo de candidatos indígenas poderão ser feitas de 5 de outubro a 6 de novembro. As provas acontecem nos dias 14 e 15 de janeiro de 2010, com divulgação dos resultados em 11 de fevereiro.

Outras informações sobre o vestibular 2010 da UFSCar podem ser obtidas no site da instituição.

fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário