domingo, 20 de setembro de 2009

Relatos de Luanda do Reino de Portugal pelo escritor José Eduardo Agualusa


"A Conjura", de José Eduardo Agualusa (lançamento no Brasil pela Gryphus), reúne relatos de infaustos acontecimentos datados de algum tempo entre os anos de 1880 e 1911 na cidade de São Paulo de Assunção de Luanda, Angola. É uma época marcada pela intranquilidade característica dos momentos pré-mudança. Há rumores de que a independência do reino está perto. E há também amores proibidos, conchavos políticos, homens poderosos que matam escravos para alimentar cães.

Nesse contexto, intelectuais, pessoas do povo e boêmios de Luanda se encontram na barbearia Fraternidade, pertencente ao distinto Jerônimo Caninguili, moço benguelense simples e de candura. A barbearia era um clube de ideias, onde se falava com o mesmo entusiasmo sobre nobres africanos e degradados chegados do Reino de Portugal.

Os relatos misturam realidade e ficção fazendo um desenho do modo de vida daquele tempo, e daquele lugar. São muitos personagens, o que pelo menos até o segundo capítulo causa certa confusão - difícil organizar mentalmente quem é quem em meio a tantos nomes e sobrenomes.

Tem o comerciante Carmo Ferreira, o escritor Alfredo Trony, o jornalista Arantes Braga, a bela Josephine de olhos largos e macios e quindumba cheirosa... Calma, palavras como quindumba (cabeleireira), quibucas (caravanas) ou machila (tipóia) são devidamente traduzidas ao final da página, para que ninguém sofra com as diferenças do português.

Apesar disso, é um livro de fácil leitura. José Eduardo Agualusa, angolano de família brasileira e portuguesa, parece tirar proveito de sua formação como jornalista quando emprega uma narrativa direta, quase noticiosa. Embora pouco conhecido por aqui, os livros desse autor estão traduzidos em uma dezena de idiomas.

Agualusa foi o primeiro escritor africano a receber, em 2007, o Prêmio Independente de Ficção Estrangeira, do jornal britânico The Independent e do Conselho das Artes do Reino Unido. Recebeu a distinção por causa de "O Vendedor de Passados", o livro de maior sucesso do autor.

O ponto forte do livro está na facilidade em destacar as relações culturais estabelecidas em Luanda pré-independência. Como a população daquele país se influenciou e como se distanciou das influências do reino. "A Conjura" foi o livro de estreia de Agualusa, lançado em Portugal em 1989.

Fonte: UOL


--------------------------------------------------------------------------------
"A Conjura"
Autor: José Eduardo Agualusa
Editora: Gryphus
Preço médio: R$ 34,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário