quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Conhecidos os 6 finalistas do Man Booker Prize



O sul-africano J.M.Coetzee e a inglesa A.S. Byatt estão entre os seis finalistas do Man Booker Prize de Ficção de 2009, que será anunciado a 6 de Outubro.


A lista dos finalistas foi anunciada ontem e o porta-voz do júri garantiu que escolher entre os seis escritores vai ser uma dor de cabeça, dada a grande qualidade das obras.

Os seis livros finalistas são: "The Children's Book" de A.S.Byatt, "Summertime" de J.M. Coetzee,"The Quickening Maze" de Adam Foulds, "Wolf Hall" de Hilary Mantel, "The Glass Room" de Simon Mawer, "The Little Stranger" de Sarah Waters, revela o site do The Man Booker Prize.

"Estamos encantados por anunciar uma short list tão forte, tão sedutora, que certamente vai dar-nos uma dor de cabeça quando tivermos de escolher o vencedor", disse James Naughtie, o porta-voz e presidente do júri. "A escolha vai ser difícil" pois o conjunto envolve "narrativa poderosa, grande capacidade inventiva, poesia e penetrante análise da natureza humana".

"São seis escritores no topo da forma. Já nos deram grande prazer, e estamos ansiosos por voltar a ler estes livros, o que dá bem a medida da nossa confiança neles", comentou aquele escritor.

O sul-africano J. M. Coetzee venceu o Man Booker Prize em 1999, com "Desgraça", e em 1983, com "A Vida e o Tempo de Michael K". Se vencer este ano, será o primeiro escritor a conseguir três vezes este prémio.

A inglesa A.S. Byatt foi galardoada em 1990 com "Possessão" e concorre agora com "The Children's Book", uma história passada no início do século XX em torno de uma autora de contos mágicos.

Hilary Mantel é uma das favoritas do público com "Wolf Hall", uma ficção histórica passada na corte de Henrique VIII protagonizada por Thomas Cromwell. Mantel esteve entre os nomeados em 2005, com "Beyond Black", e tanto ela como Byatt já fizeram parte de júris do Booker.

"The Little Stranger" de Sarah Waters é o livro mais vendido de todos os finalistas. Considerada pela revista Granta entre os melhores romancistas jovens, em 2003, esteve entre os finalistas duas vezes com "Fingersmith" (2002) e "The Night Watch" (2006). O finalista mais jovem deste ano é Adam Foulds, com 34 anos.

O vencedor do Man Booker Prize será anunciado a 6 de Outubro, num jantar na Guildall de Londres, com transmissão pela BBC (televisão, rádio e on-line). O prémio tem o valor de 57.100 euros (50.000 libras), para além de potenciar as vendas e o reconhecimento do autor. Cada um dos finalistas recebe 2850 euros (2500 libras) e uma edição limitada, com design especial, do próprio livro.

Presidido pelo escritor James Naughtie, o júri de 2009 é composto por Lucasta Miller, biógrafa e crítica; Michael Prodger, editor literário do Sunday Telegraph; o académico John Mullan; e a actriz Sue Perkins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário