quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Para ler e reler Lygia Fagundes Telles


Os Fantásticos Mistérios de Lygia, livro que a pesquisadora Aíla Sampaio lança hoje, 24, é um convite a percorrer o extraordinário na produção da escritora paulista

Fonte: www.opovo.com.br


O título é, sim, fruto da conclusão do mestrado em Literatura da Universidade Federal do Ceará (UFC). Não se deixe afetar, no entanto, pela ideia de academicismo que uma dissertação pode fazer lembrar. Os Fantásticos Mistérios de Lygia, livro que Aíla Sampaio lança hoje, 24, no Ideal Clube, ao contrário, mais parece um convite a percorrer a obra de Lygia Fagundes Telles no que diz respeito à condição do extraordinário na obra da escritora paulista.

Aíla partiu de uma inquietação: ao longo da história, o fantástico foi geralmente retratado por um reduzido número de opções, sempre seguindo seres incomuns como gigantes, duendes, bruxas, enfim, pelo sobrenatural. De que forma, então, essa mesma temática ganhou os contos reunidos no livro Mistérios (1981), de Lygia? ``Eu já tinha uma aproximação com esse gênero da literatura e me interessei em fazer uma comparativa para perceber como em textos tão fortes e, ao mesmo tempo, sutis da escritora dialogam com o fantástico do século XIX e XX``, aponta a autora.

Aíla sugere respostas na medida em que os questionamentos apontam se a direção dos contos de Lygia foi pelo tradicional ou seguiu os rumos de uma modernidade. Para isso, a autora faz um trajeto pela história do fantástico na literatura, principalmente a partir do século XIX. Um comparativo com obra de Machado de Assis e José J. Veiga e do argentino Júlio Cortazar. ``Meu trabalho chama à leitura da obra de Lygia, jamais tem o objetivo de substituí-la``, deixa claro a autora. Ela quer provocar o mesmo processo de descobrimento pelo qual passou na época da faculdade, com as primeiras leituras mais aprofundadas dos textos da escritora paulista.

``O fantástico é tudo que subverte o real sem uma explicação plausível``, conceitua a autora. Lygia atua esse mesmo extraordinário no campo do cotidiano, mescla os acontecimentos inexplicáveis com situações absolutamente corriqueiras. Espaços simples como uma butique de antiguidades desencadeia o processo de subversão. ``No conto A Caçada, por exemplo, traz a história de um cliente da loja de objetos antigos e se depara com um quadro e se sente fortemente identificado por ele. Ao final, a flecha do quadro dispara e o homem cai. Há uma provocação, uma confusão dos dois espaços``, identifica. A história transcende as leis da razão, do entendimento e até das certezas, já que não fica claro se o homem cai morto ou não.

O sobrenatural está presente, mas de outro modo. Temas como viagem ao passado, o encontro com um eu de outra vida até poderiam ser explicados por uma crença religiosa, por exemplo, mas não condiz com a autonomia da obra. ``Se não são feitas referências, não é possível partir para uma análise extra-livro. Mas, claro que existe a cosmovisão daquele autor e isso deve ser levado em consideração``, pontua a autora.



OS FANTÁSTICOS MISTÉRIOS DE LYGIA - Livro de Aíla Sampaio. Lançamento hoje, 24, às 20 horas, no Ideal Clube (avenida Monsenhor Tabosa, 1381 - Meireles). Editora Expressão Gráfica, 2009, 188 páginas. Preço: R$ 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário