quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Unesp abre inscrições para o vestibular 2010


A Unesp (Universidade Estadual Paulista) abriu inscrições para o vestibular 2010 nesta terça-feira, 8 de setembro. Os interessados devem se inscrever pelo www.vunesp.com.br, até as 16h 2 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 110.

Alunos do último ano do ensino médio da rede estadual de São Paulo pagam taxa de R$ 27,50. Confira o manual do candidato.


Vagas
Ao todo, serão oferecidas 6.394 vagas em 153 opções de graduação em 18 cidades. Os cursos oferecidos na área de ciências biológicas são agronomia, ciências biológicas, ciências biomédicas, ecologia, educação física, enfermagem, engenharia florestal, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, terapia ocupacional e zootecnia.

Na área de exatas, as opções são ciência da computação, estatística, física, física médica, geologia, matemática, química, química ambiental, sistemas de informação e as seguintes engenharias: ambiental, biotecnológica, cartográfica, civil, de alimentos, de materiais, de produção mecânica, elétrica, industrial madeireira e mecânica.

Para a área de humanidades, as escolhas são administração pública, arquitetura e urbanismo, arquivologia, arte-teatro, artes visuais, biblioteconomia, ciências econômicas, ciências sociais, jornalismo, radialismo, relações públicas, design, direito, educação artística, educação musical, filosofia, geografia, história, letras, música, pedagogia, psicologia, relações internacionais, serviço social e turismo.


Primeira fase
As provas serão divididas em duas etapas: a primeira, de conhecimentos gerais, será aplicada em 8 de novembro e terá 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de cada área especificada nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais):

- Linguagens, códigos e suas tecnologias (elementos de língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte);
- ciências da natureza, matemática e suas tecnologias (elementos de biologia, física, química e matemática);
- ciências humanas e suas tecnologias (elementos de história, geografia e filosofia).

No cômputo final da nota do exame, a nota no Enem 2009 poderá compor a nota da prova de conhecimentos gerais (primeira fase).


Segunda fase
A 2ª fase será aplicada nos dias 20 e 21 de dezembro. No primeiro dia, a avaliação será composta de 12 questões discursivas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias e 12, também discursivas, de ciências humanas e suas tecnologias.

No segundo dia, os candidatos farão a prova com 12 questões discursivas de linguagens e códigos e suas tecnologias e uma prova de redação. A duração de cada dia de prova (primeira e segunda fases) será de 4 horas e meia. Para essa etapa, serão convocados entre quatro e seis dos candidatos mais bem classificados na 1ª etapa.

Os exames serão aplicados nas cidades onde há oferta de vagas (Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro, Rosana, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e São Vicente) e também em Americana, Campinas, Dracena, Guarulhos, Jundiaí, Ourinhos, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Sorocaba e Tupã.

Outras informações podem ser obtidas no site da Unesp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário