quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Inscrições para o vestibular 2010 da UFPR encerram nesta quarta


A UFPR (Universidade Federal do Paraná) recebe inscrições para o vestibular 2010 até 16h desta quarta-feira (30). A taxa de inscrição, que deve ser paga até 16h desta quarta, custa R$ 72. Treineiros desembolsam R$ 70.

No vestibular 2010, a UFPR oferecerá duas novas opções de cursos de graduação: biomedicina (manhã e tarde), com 30 vagas, em Curitiba; e ciências biológicas com ênfase em gestão ambiental (manhã e tarde), com 80 vagas, em Palotina. Com isso, serão ofertadas 5.334 vagas em 91 cursos. Mais de um terço dessas vagas (33,9%) são para cursos noturnos e 81,8% são para cursos que iniciam no primeiro semestre do ano que vem.

Provas
Os exames do vestibular tiveram as datas alteradas para que os estudantes das escolas do Paraná possam estudar todo o conteúdo curricular até o final do ano. No Estado, o início das aulas foi adiado para 17 de agosto, para evitar a propagação do vírus da gripe A (H1N1).

Com a mudança, a primeira fase do vestibular, que ocorreria em 15 de novembro, passa para o dia 29 de novembro. A segunda fase, que seria aplicada em 6 e 7 de dezembro, foi transferida para os dias 12 e 13 do mesmo mês. Segundo o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, a mudança foi feita para atender às diversas solicitações de estudantes.

Além da mudança de datas, a prova do dia 12 de dezembro sofrerá também redução na duração de 5 horas para 4h30.


Religião
Os candidatos que, por convicção religiosa, sentirem-se impedidos a fazer a prova do primeiro dia da segunda fase (12/12), receberão um atendimento diferenciado.

Eles devem entrar no mesmo horário que os demais candidatos, e aguardar, incomunicáveis, até o pôr-do-sol, quando começarão a resolver a prova. Esses candidatos deverão apresentar um requerimento com esse pedido, acompanhado por uma declaração.


Nota do Enem 2009
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 será contado como parte (10%) do desempenho final. Ou seja, quem não fizer o Enem desse ano terá somente 90% da nota. Os dados referentes à inscrição no exame devem ser informados no ato da inscrição do vestibular.

Edições do Enem anteriores a 2009 não serão consideradas.

Outras informações podem ser obtidas no site da UFPR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário