segunda-feira, 5 de outubro de 2009

MEC estuda aplicar Enem no último fim de semana de novembro ou no primeiro de dezembro


MEC estuda aplicar Enem no último fim de semana de novembro ou no primeiro de dezembro

O MEC (Ministério da Educação) estuda aplicar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 no último fim de semana de novembro ou no primeiro de dezembro. A data oficial, contudo, deverá ser informada somente nesta quarta-feira (7).


A prova, que seria realizada em 3 e 4 de outubro, foi adiada por vazamento de seu conteúdo. Mais de 4 milhões de estudantes aguardam a divulgação dos novos dias de exame.

O Connasel (Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção), responsável pela aplicação do exame foi afastado pelo ministério, por meio de um rompimento de contrato. Até o momento cerca de R$ 38 milhões já haviam saído dos cofres da União.


Empecilhos
No último final de semana de novembro, nos dias 28 e 29, já há provas de vestibulares importantes em todo o país. A UFPR (Universidade Federal do Paraná), por exemplo, é uma das instituições que marcou sua prova no dia 29.


A PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e a Escola de Economia de São Paulo da FGV (Fundação Getúlio Vargas) estão nas mesmas condições.

Já no primeiro fim de semana de dezembro, que cai nos dias 5 e 6, estão previstos, por exemplo, processos seletivos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e o exame discursivo da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), entre outros.


Novos aplicadores
O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Reynaldo Fernandes, afirmou nesta segunda que as negociações com o Cespe (Centro de Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília) e a Fundação Cesgranrio para a aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 estão "avançadas".

Inep e MEC ainda analisam qual a melhor forma de se fazer o novo acordo. O mais provável é que se faça um contrato emergencial. Fernandes também não adiantou quais etapas ficarão sob responsabilidade do Cespe e do Cesgranrio. Uma possibilidade é que as empresas façam apenas a aplicação e a correção das provas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário