segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Nova data do Enem 2009 poderá ser divulgada apenas na quarta-feira


A divulgação da nova data para aplicação do Enem 2009 poderá ficar para quarta-feira (7). Neste domingo (4), o ministro Fernando Haddad (Educação) contabilizou quatro reuniões que devem ocorrer nos próximos dois dias antes de se definir como ficará o calendário da segunda edição. Por conta de um vazamento, o Exame Nacional do Ensino Médio, que seria realizado neste fim de semana, foi cancelado.


BAIXE A PROVA DO 1º DIA
BAIXE A PROVA DO 2º DIA
VEJA O GABARITO

Ao longo de todo o final de semana foram realizadas reuniões no Ministério da Educação. Nesta segunda-feira (5), o ministro deverá se reunir com reitores, para discutir qual a melhor data para aplicação do Enem. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão do MEC responsável pela prova, deverá ter um novo encontro com representantes do Connasel (Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção), contratado por licitação para executar o processo.

Na terça-feira (6), Haddad deverá ter uma reunião com o ministro Tarso Genro (Justiça), para solicitar a participação da Polícia Federal na segunda edição do Enem. Também está marcada uma reunião com a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior).

"Queremos ter tudo devidamente equacionado até terça para na quarta-feira divulgar o calendário. Além dos vestibulares, há concursos importantes acontecendo, como o do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Precisamos compatibilizar a nova data do Enem com tudo isso", disse o ministro da Educação.

Questionado sobre a reunião que terá com o ministro da Justiça, Haddad ressaltou que o encontro é importante para a segurança da prova. "Ela é importante porque queremos apresentar a ele todo o processo que foi feito e, à vista do mapeamento desse processo, contar com a colaboração da inteligência da Polícia Federal".

O ministro não descartou solicitar ajuda da Força Nacional de Segurança para a distribuição da nova prova, que já está pronta e guardada em um cofre, para posterior impressão e distribuição. "Isso está sendo cogitado".

Sobre um possível rompimento com o consórcio responsável pela execução do Enem, Haddad disse que apenas quando houver uma informação oficial da Polícia Federal sobre a hipótese de envolvimento das empresas, alguma decisão poderá ser tomada.

Fazem parte do consórcio a Consultec, a Funrio (Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência) e o Instituto Cetro.

A polícia investiga três suspeitos de terem participado do vazamento do Enem. O empresário Luciano Rodrigues, o DJ Gregory Craid e Felipe Pradella que teria sido contratado pelo consórcio para trabalhar em uma das etapas da prova.

Fonte: UOL Vestibular

Nenhum comentário:

Postar um comentário