quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Universidades têm dificuldades para se adequar à agenda do Enem


As novas provas do Enem foram marcadas para os dias 5 e 6 de dezembro.
Datas coincidem com alguns vestibulares.


Fonte: G1

As novas provas do Enem foram marcadas para os dias 5 e 6 de dezembro, mesma data de vários vestibulares. Com isso, universidades se desdobram para remarcar vestibulares.


O Ministério da Educação e Cultura (MEC) negocia com várias universidades a mudança do dia dos vestibulares, e toma agora precauções extras para o Enem.


O novo Enem foi marcado para os dias 5 e 6 de dezembro no mesmo horário: 13h. Um problema para milhares de estudantes, já que as novas datas coincidem com outros vestibulares, inclusive de instituições federais. Agora, o Ministério negocia com os reitores uma alteração do calendário de provas.



Sul

Na região Sul, a Universidade Federal de Santa Catarina decidiu mudar a data do vestibular programado para 6 de dezembro. Já na Universidade do Oeste do Paraná, a Unioeste, a alteração ainda é negociada.

Enquanto isso, o Reitor da Universidade de Londrina, Wilmar Marçal, que também é estadual, não tem dúvida: o vestibular vai coincidir com o Enem. “A Universidade Estadual de Londrina já está com tudo planejado, e vai manter o calendário”.

Sudeste

No Sudeste, onde estão os vestibulares mais concorridos, mais mudanças. A Universidade Estadual do Rio de Janeiro transferiu a segunda etapa do vestibular do dia 6 para o dia 13.

Em São Paulo, a Universidade Estadual Paulista, que tem provas específicas no dia 6, não definiu se vai transferir a prova. Já a Unicamp decidiu abandonar o Enem como forma de seleção.

“Basicamente o nosso problema seria receber as notas a tempo para computar na primeira fase. Nós não podemos esperar para a conclusão do processo pelo MEC”, afirmou o coordenador executivo do vestibular da Unicamp, Renato Pedrosa.


Os estudantes mineiros aguardam o anúncio de novas datas em alguns vestibulares. Na Universidade Federal de Uberlândia, o Enem é a primeira fase. A data da segunda fase depende da divulgação das notas do exame.

Quem se inscreveu nas provas do Cefet, Universidade Estadual de Minas Gerais, e Universidade de Uberaba também aguarda definição.

“Todos com aquelas expectativas de que o Enem possa ser um bom argumento para gente, para a gente conseguir entrar na universidade, e vem essa bomba em cima da gente”, afirma o estudante Régis Rodrigues. “O desgaste físico, o desgaste emocional, com certeza vai prejudicar muito o nosso rendimento, o nosso desempenho na hora do vestibular”, afirma a estudante Luana Rios.

Impasse na Universidade Federal de Juiz de Fora. O pró-reitor Eduardo Magrone é contra a alteração do vestibular, que pode ficar para o dia 6 de dezembro. “Há um clima desfavorável para o adiamento da realização do vestibular da UFIF. O adiamento às vésperas da realização das provas não é uma boa notícia para nenhum dos candidatos ao ingresso aos nossos cursos de graduação”.

Nordeste e Norte

Na Bahia, a mudança está confirmada. A Universidade do Estado da Bahia deve divulgar nova data ainda esta semana, e a Escola Baiana de Medicina antecipou a primeira etapa do dia 29 para o dia 22 de novembro. A segunda etapa foi adiada dos dias 5 e 6 de dezembro para 29 e 30 de dezembro.

As universidades federais de Sergipe e Ceará e a Estadual do Maranhão devem divulgar nesta quarta-feira (7) novas datas para o vestibular. Na região Norte, as estaduais do Pará e Amapá também confirmaram que vão mudar as provas, mas ainda não informaram quando elas serão aplicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário