quarta-feira, 3 de junho de 2009

Enem reduz número de questões mas não diminui protestos


Exame cujas inscrições começam no dia 15 pela internet terá 180 testes e uma redação

Cinco questões a menos em cada uma das quatro provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não reduziram o nível de ansiedade dos estudantes gaúchos. As provas estão confirmadas para os dias 3 e 4 de outubro em todo o país, dois meses antes do fim do ano letivo no Rio Grande do Sul.

– As aulas vão até dezembro e isso provoca muita insegurança nos alunos dos terceiros anos. As novas regras do vestibular a essa altura podem prejudicar o desempenho, não tanto pelo conhecimento, mas pela ansiedade – reclama a professora Luisa Canella, do grupo Unificado.

No calendário escolar do Estado, as aulas na rede estadual vão até o dia 23 de dezembro. Nas escolas municipais, o prazo pode variar em um período de uma semana. Na rede privada, o protocolo de intenções marca para 20 de dezembro o encerramento do ano letivo.

O uso do Enem como única forma de acesso em quatro das seis universidades federais gaúchas em 2010 também gera revolta no Estado. O Ministério Público foi acionado contra a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e um grupo de vestibulandos pretende mover ação pública para mudar a decisão da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Uma sessão extraordinária na Câmara dos Vereadores está marcada para sexta-feira, às 10h30min, onde estudantes, professores e parlamentares estudarão medidas para tentar impedir a adesão integral da instituição ao Enem. O encontro será no plenário Ana Terra (2º andar da Câmara, na Avenida Loureiro da Silva, 255).

Na semana passada, o presidente da Câmara, Sebastião Melo, garantiu apoio à causa dos estudantes. E convocou a Comissão de Educação, Cultura e Esporte e Juventude para mediar o assunto. Conforme os manifestantes, a luta é para que a universidade aplique uma segunda fase no concurso, o que valorizaria alunos mais preparados para o ingresso em alguns dos cursos mais concorridos e qualificados do país.

As regras do novo Enem já estão definidas. Conforme o edital, os estudantes terão 10 horas, em dois dias, para resolver 180 testes. O número de questões foi reduzido a pedido de reitores, preocupados que a prova fosse muito longa. Estavam previstos inicialmente 200 perguntas. Além das questões de múltipla escolha, o aluno terá de fazer uma redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário