sexta-feira, 26 de junho de 2009

Ismail Kadaré vence Príncipe de Astúrias de Literatura


Oviedo (Espanha), 24 jun (EFE).

O albanês Ismail Kadaré, um dos escritores europeus de maior destaque no século XX, venceu hoje o Prêmio Príncipe de Astúrias de Literatura 2009, divulgado na cidade espanhola de Oviedo, pela "beleza e pelo compromisso" de sua criação literária.


Concorriam com Kadaré na fase final do prêmio o holandês Cees Nooteboom, o italiano Antonio Tabucchi, o britânico Ian McEwan e o tcheco Milan Kundera.


O júri destacou que o autor albanês "narra com linguagem cotidiana, mas repleta de lirismo, a tragédia de sua terra, campo de contínuas batalhas".


"É um prêmio de grande valor, que alegraria qualquer escritor que o recebesse", declarou Kadaré por telefone a partir de sua casa em Tirana.


"Dedico o prêmio à literatura e língua albanesas, desconhecidas no mundo", acrescentou o autor, de 73 anos.


Kadaré escreveu "Abril Despedaçado", que serviu de inspiração para o filme de mesmo nome dirigido pelo diretor Walter Salles em 2001 e estrelado pelo ator Rodrigo Santoro. Na versão cinematográfica, a história se passa no Nordeste brasileiro.


Mais de 30 candidaturas procedentes de 25 países concorreram ao Prêmio Príncipe de Astúrias de Literatura 2009. No ano passado, a vencedora foi a canadense Margaret Atwood.


Autores como Mario Vargas Llosa, Günter Grass, Doris Lessing, Susan Sontag e Amós Oz já foram agraciados com a premiação, que concede 50 mil euros e uma estatueta desenhada pelo artista espanhol Joan Miró ao vencedor.


Os nomes dos ganhadores de seis Prêmios Príncipe de Astúrias 2009 já foram anunciados. Os prêmios serão entregues no final de outubro pelo príncipe Felipe de Borbón, herdeiro da coroa espanhola, em uma cerimônia em Oviedo.

.......................................................................................................

Sobre o Autor:

Ismail Kadaré

*Biografia extraída da Wikipédia

Ismail KadaréIsmail Kadaré nasceu em 28 de Janeiro de 1936 em Gjirokastër, na Albânia. É o mais conhecido escritor albanês. Filho de um funcionário público, presenciou a devastação da Albânia pelas tropas que se digladiaram durante a Segunda Guerra Mundial, experiência que deixou as suas marcas tanto na sua vida como na sua obra. Estudou História e Filologia na Universidade de Tirana e no Instituto Gorky de Literatura em Moscovo (Moscou). Depois de sofrer ameaças do regime comunista albanês, exilou-se em França em Outubro de 1990, antes do regime colapsar. Regressou ao seu país em 1999. Recebeu muitos prémios literários, e foi nomeado diversas vezes para o Prémio Nobel da Literatura, onde quase sempre aparece na lista de favoritos.

Recebeu o Prémio Internacional Man Booker em 2005.

Em 2009 foi galardoado com o Prêmio Príncipe de Astúrias das letras.


Dissidência ou conformismo?As opiniões divergem sobre se Kadaré foi um dissidente ou um conformista durante o período comunista da Albânia. Em diversas ocasiões, Kadaré refutou a ideia de ter sido dissidente. Argumentos podem ser esgrimidos em ambos os sentidos. De facto, foi praticamente o único escritor albanês autorizado pelo regime, e foi mesmo deputado do regime-fantoche de Enver Hoxha, mas algumas das suas obras (como O Palácio dos Sonhos) são profundamente anti-totalitárias e ressaltam o valor da liberdade.


Lista (incompleta) de obras
As datas referem-se à primeira edição portuguesa e não correspondem à data ou ordem de escrita

O Dossier H (Dosja H) 1991
Concerto no fim do inverno (Koncert në fund të dimrit) 1991
O Palácio dos Sonhos (Pallati i ëndërrave) 1992
A Pirâmide (Piramida) 1994
Três Cantos Fúnebres pelo Kosovo 1999
Abril despedaçado (Prilli i Thyer) 2002 - serviu de argumento para o filme Abril despedaçado
O General do Exército Morto (Le général de l'armée morte) 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário