segunda-feira, 15 de junho de 2009

Número de inscrições do Enem passa de 100 mil no primeiro dia


Número de inscrições do Enem passa de 100 mil no primeiro dia

No primeiro dia de inscrição do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 107 mil estudantes se habilitaram a fazer a prova. O número foi registrado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) das 8h, quando foram abertas as inscrições, até às 16h45min de hoje.

Em 2009, o exame servirá como forma de ingresso para pelo menos 37 das 55 universidades federais. O processo de inscrição será feito exclusivamente pela internet até as 23h59min do dia 17 de julho. Segundo o Inep, a expectativa é chegar a sete milhões de participantes. Na edição 2008, quatro milhões de estudantes se inscreveram para o exame.

São Paulo foi estado que registrou até agora o maior número de inscritos (23 mil), seguido da Bahia (11 mil), de Minas Gerais (nove mil), do Rio de Janeiro (oito mil) e de Pernambuco (sete mil).

Os alunos de escolas públicas estão isentos da taxa de inscrição. Já os que estudam na rede privada devem imprimir o boleto e pagar a taxa de R$ 35 em qualquer agência bancária.

Além de passaporte para ingresso em universidades federais, a partir deste ano o Enem também vai valer para a certificação de conclusão do ensino médio. Para os alunos que estão fora da rede, o Enem vai substituir o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), cujo objetivo era avaliar as competências básicas de jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino regular na idade adequada.

O Enem 2009 será aplicado em 1.619 municípios nos dias 3 e 4 de outubro, às 13h, com 180 questões de múltipla escolha. Mais informações no site do Inep dedicado ao Enem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário