terça-feira, 30 de junho de 2009

Vestibular da Unesp terá a menor concorrência desde 2006



Aos candidatos a entrar na Unesp, duas boas notícias: 1) será o vestibular de meio de ano menos concorrido desde 2006 e com menos inscritos desde que foi adotado em toda a Unesp; 2) muitos dos matriculados saem da lista de espera.

O vestibular começa neste domingo e vai até terça. É o último em fase única --a partir do final do ano, serão duas etapas.

Cada vaga é disputada por 12,6 candidatos --são 630 vagas para 7.939 pessoas. Nos dois últimos vestibulares de meio de ano, essa relação foi de 14,6 e 13,9, respectivamente.

O número de inscritos do vestibular de meio de ano é o menor desde 2003, já que entre 2001 (quando foi criado) e 2002, valia só para Ilha Solteira. Segundo a universidade, há três motivos para essa queda nas inscrições: a expansão do ProUni (programa do governo federal que dá bolsas em faculdades particulares), uma "oscilação" ano a ano de inscritos e o menor número de treineiros.

Neste ano, há 31% menos treineiros que no vestibular de meio de ano de 2008; são 1.173, contra 1.703 um ano atrás. A explicação: é o último vestibular no modelo antigo.

"O aluno pensa: "Se é para treinar, vou treinar com base em que?'", afirma o professor da Unesp em Tupã e representante local da Vunesp (que promove o vestibular), Leonardo de Barros Pinto.

Quanto à lista de espera, todos os 15 cursos convocaram em 2008 candidatos que não estavam na primeira lista de aprovados. Um aluno entrou em agronomia (Ilha Solteira) na 211ª colocação --são 40 vagas. Engenharia de controle e automação foi o curso com menos desistências: 15.

Barros Pinto atribui as desistências à questão financeira --caso de quem não tem como se manter em outra cidade-- e aos treineiros, que não podem se matricular porque concluíram o ensino médio.

Prova

A prova da Unesp será dividida em três dias. No primeiro, são 84 testes de sete disciplinas; no segundo, 25 questões discursivas, de acordo com a área. O último dia traz dez questões dissertativas de português e uma redação.

Segundo Márcia Tremura, assessora da diretoria acadêmica da Vunesp, é um vestibular que avalia profundidade e abrangência de conhecimento.

No primeiro dia, a dica é começar pelas questões mais fáceis, diz Alberto Nascimento, coordenador do Anglo. No segundo, o aluno deve caprichar na letra e articular ideias de modo coerente. No último, reservar duas horas à redação.

Como o estilo da Unesp não deve mudar agora, fazer provas anteriores é uma boa estratégia para se dar bem, afirma Edmilson Motta, coordenador do Etapa. Assim, o aluno pode descobrir que ainda não estudou determinado assunto --e correr para recuperar a matéria.

É o que Ana Cássia Batista, 18, está fazendo. Candidata a uma vaga em geografia, ela recorre às provas de outros anos principalmente no que tem mais dificuldade --física. Mas não só: Ana entra no cursinho às 14h, sai no início da noite, volta a estudar às 21h e só para às 3h. "Minha estratégia é a persistência."

*Texto extraído da Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário