terça-feira, 16 de junho de 2009

Fuvest 2010 vai aceitar apenas o novo Enem na nota da 1ª fase


A Fuvest divulgou, nesta terça-feira (16), um comunicado no qual afirma que aceitará apenas o novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na composição da nota da primeira fase do vestibular 2010. Isso signfica que quem quiser usar os pontos do Enem no vestibular 2010, terá de prestar a prova do MEC (Ministério da Educação) agora em 2009.

De acordo com o coordenador de comunicação da Fuvest, José Coelho Sobrinho, a grande mudança é que a nota do Enem 2008 não será considerada. A nota do Enem 2009 poderá ser utilizada em 20% da primeira fase, caso seja favorável ao vestibulando.


O que achou da Fuvest 2010 aceitar apenas o novo Enem na nota da primeira fase?

Nos processos seletivos anteriores, a Fuvest permitia que o estudante utilizasse a maior nota entre as duas últimas avaliações do MEC. A fundação seleciona os ingressantes da USP (Universidade de São Paulo), da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa e da Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

A alteração das regras na Fuvest ocorre após mudança no formato do Enem, que passou a ter 180 questões em uma nova tecnologia de elaboração de avaliações - antes a prova tinha 63 testes. O novo Enem também será utilizado para selecionar estudantes para algumas universidades federais.

Diz o comunicado da Fuvest que a nota do Enem 2009 será usada também para compor o bônus para alunos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas do Brasil. Estes candidatos poderão usufruir até 6% de bônus em ambas as fases do vestibular.


Como é usado o Enem na Fuvest

Se a nota do candidato no novo Enem for superior à sua nota na primeira fase do vestibular 2010 da Fuvest, o cálculo será realizado da seguinte forma:


-multiplica-se a nota da primeira fase da Fuvest por quatro;
-soma-se a nota do novo Enem;
-então, o resultado é dividido por cinco.

Se o estudante tirar 70 pontos em 100 na primeira fase da Fuvest e tirar 80 pontos em 100 no novo Enem, por exemplo, a nota final da primeira fase do candidato seria de 72 pontos. Acompanhe o cálculo: os 70 pontos obtidos na primeira fase são multiplicados por quatro (a conta dá 280). Somam-se os 80 pontos do novo Enem. O resultado (360 pontos) é dividido por cinco, daí surge 72 pontos como nota da primeira fase.

Como as mudanças no vestibular da Fuvest, o valor do novo Enem na seleção perde peso. A primeira fase serve, a partir de 2010, apenas para levar o vestibulando à segunda etapa do processo seletivo.


Inscrições

Pela primeira vez na história dos vestibulares da Fuvest, a inscrição de candidatos será realizada via internet. O período de inscrições ocorrerá de 28 de agosto a 11 de setembro.

O manual do vestibular 2010 começará a ser vendido a partir do dia 3 de agosto. As provas específicas serão realizadas de 11 a 16 de outubro. A primeira fase será no dia 22 de novembro e a 2ª fase ocorre nos dias 3 a 5 de janeiro de 2010.

Em abril, a USP aprovou mudanças para o processo seletivo. O novo formato de vestibular manterá a primeira fase com 90 questões - mas as provas da segunda fase foram alteradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário