segunda-feira, 8 de junho de 2009

Períodos Literários: O Modernismo e as Vanguardas Européias

Modernismo

Contexto: (início do séc. XX)
Europa: Avanço do processo industrial; disputa por mercados e matéria-prima; I Guerra Mundial (1914-18); Rev. Russa (1917); Crack da Bolsa de Nova Iorque (1929); eletricidade; telégrafo; rádio; cinema; automóvel; avião.
Brasil: Coronelismo no Nordeste; oligarquias no Sul e Sudeste; Ciclo de Greves; Partido Comunista do Brasil; Revolta do Forte de Copacabana; Coluna Prestes.

Lisbon Revisited (1923)
NÃO: Não quero nada.
Já disse que não quero nada.
Não me venham com conclusões!
A única conclusão é morrer. Não me tragam estéticas!
Não me falem em moral! Tirem-me daqui a metafísica!
Não me apregoem sistemas completos, não me enfileirem conquistas
Das ciências (das ciências, Deus meu, das ciências!) —
Das ciências, das artes, da civilização moderna!
Que mal fiz eu aos deuses todos?
Se têm a verdade, guardem-na!
Sou um técnico, mas tenho técnica só dentro da técnica.
Fora disso sou doido, com todo o direito a sê-lo.
Com todo o direito a sê-lo, ouviram?
Não me macem, por amor de Deus!
Queriam-me casado, fútil, quotidiano e tributável?
Queriam-me o contrário disto, o contrário de qualquer coisa?
Se eu fosse outra pessoa, fazia-lhes, a todos, a vontade.
Assim, como sou, tenham paciência!
Vão para o diabo sem mim,
Ou deixem-me ir sozinho para o diabo!
Para que havemos de ir juntos? Não me peguem no braço!
Não gosto que me peguem no braço.
Quero ser sozinho.
Já disse que sou sozinho!
Ah, que maçada quererem que eu seja da companhia!
Ó céu azul — o mesmo da minha infância —
Eterna verdade vazia e perfeita!
Ó macio Tejo ancestral e mudo,
Pequena verdade onde o céu se reflete!
Ó mágoa revisitada, Lisboa de outrora de hoje!
Nada me dais, nada me tirais, nada sois que eu me sinta.
Deixem-me em paz! Não tardo, que eu nunca tardo...
E enquanto tarda o Abismo e o Silêncio quero estar sozinho!


(Álvaro de Campos - Heterônimo de Fernando Pessoa)

O espírito moderno está diretamente associado ao desenvolvimento tecnológico e à urbanização. A eletricidade, o telégrafo, o rádio, o automóvel e o avião geram uma sensação de aceleração: as noções de tempo e de espaço já não são as mesmas. Paradoxalmente, as metrópoles oferecem múltiplas possibilidades de realização (pessoal, amorosa, intelectual, de consumo...) e a proporcional sensação de frustração, de mal-estar, solidão, angústia existencial. O sacrifício inútil de milhões de vidas durante a Iª Guerra não permite mais as ilusões propostas pelo liberalismo burguês, no sentido de uma estabilidade social, da valorização do ser-humano e do progresso infinito.
Assim, a arte moderna constitui-se como expressão global dessas transformações radicais no contexto sócio-político-econômico ocorridas em todo o mundo.

As Vanguardas Européias

Futurismo: Movimento idealizado pelo italiano Marinetti, propunha a rejeição ao passado, às tradições e ao academicismo. Preconizava o verso livre, a destruição da sintaxe. Em síntese, valoriza a construção de um novo mundo, dominado por homens superiores, senhores da tecnologia e da velocidade (assume, portanto, um caráter fascista).


Giacomo Balla: velocità astratta - l'auto é passata


Cubismo: Com a tela As senhoras de Avignon, Picasso propõe a destruição das imagens convencionais, estáticas. Formas e planos descontínuos rompem com o realismo fotográfico, constituindo imagens multifacetadas, tridimensionais. Destaca-se também a técnica da colagem.





Dadaísmo: Dadá seria algo infantil, pré-lógico, incompreensível. Tal como a vida, a arte não possui, necessariamente um significado.

Receita para se fazer um poema

Pegue um jornal
Pegue uma tesoura
Escolha um artigo do jornal na dimensão
que você quer dar ao seu poema
Recorte o artigo
Depois recorte alguns palavras do artigo
e as ponha numa pequena bolsa
Sacuda-a suavemente
Tire em seguida cada palavra uma após outra
Copie honestamente na ordem em que saíram da bolsa
E o poema estará pronto e parecido com você
E você será um poeta de original,
fascinante sensibilidade,
ainda que a plebe não o compreenda.


Surrealismo: Liderado por André Breton, e tendo a adesão de Salvador Dali, René Magritte e Luis Buñuel, o movimento buscava uma explorar o inconsciente humano. Preconizava a escrita automática, um fluxo de palavras sem qualquer esforço de controle moral ou estético.

Salvador Dalí: A Persistência da Memória


Expressionismo: A arte que revela a expressão como reflexo do universo interior do indivíduo. A exteriorização de mitos, sonhos, devaneios, enfim, de aspectos ilógicos, faz com que tenhamos imagens com traços violentos, que se aproximam do grotesco, por suas distorções.


O Grito – Munch


Nas próximas postagens veremos o Modernismo no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário