sexta-feira, 29 de maio de 2009

MP entra com ação contra uso do Enem na UFPel

Para Procuradoria da República, alteração do vestibular foi feita de maneira rápida demais

A aplicação do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como único critério para o processo seletivo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no vestibular de verão foi alvo de uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF). A Procuradoria da República entende que a alteração do vestibular foi feita de maneira rápida demais e que prejudicará os estudantes que desejam ingressar na universidade.

De acordo com o procurador Max dos Passos Palombo, a aplicação do novo Enem como critério exclusivo de seleção já no vestibular deste ano causa impacto na orientação do Ensino Médio. Para Palombo, a mudança torna os candidatos despreparados para ingresso na UFPel, já que os estudantes necessitam se adaptar rapidamente aos novos padrões de seleção. A sugestão do procurador é de que a universidade aplique o novo Enem a partir de 2011, permitindo uma preparação mais adequada dos estudantes:

– Surpreende é o fato de ser o único critério. Outras instituições de ensino estão aplicando outras opções além do Enem. Na UFPel, tudo ocorreu de uma forma muito rápida.

Segundo a pró-reitora de Graduação da UFPel, Eliana Póvoas, a decisão de aplicar o novo Enem no vestibular de verão foi tomada para valorizar a nova proposta do governo federal e aprovada com unanimidade dentro do Conselho de Ensino da instituição. Caso a ação seja acatada pela Justiça, o vestibular não será cancelado. A seleção, no entanto, voltará a ser por meio de provas promovidas pela UFPel

Nenhum comentário:

Postar um comentário