quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Último romance de Nabokov publicado postumamente


Uma obra inédita e incompleta de Vladimir Nabokov, o autor de Lolita, está à venda nas livrarias de Londres e Nova Iorque. O Original de Laura esteve 30 anos guardado num cofre de um banco suíço. O escritor, falecido em 1977, era contra a sua publicação


O romance foi mantido no cofre de um banco suíço durante mais de três décadas, até que o filho do autor russo decidiu negociar os direitos da obra a norte-americana Knopf/Random House e com a britânica Penguin, que agora publicam O Original de Laura.

Segundo as poucas pessoas que tiveram a oportunidade de ler o manuscrito, o livro publicado esta terça-feira é mais sexual que Lolita, a polémica obra que deu origem aos filmes de Stanley Kubrick e Adrian Lyne.

Tal como aconteceu em relação a Lolita, Vladimir Nabokov tinha decidido não publicar O Original de Laura e tentou mesmo destruir o manuscrito. O autor russo, nascido em São Petersburgo em 1899, morreu em 1977.

A obra não se encontra completa e a sua publicação divide a comunidade literária. Dmitri Nabokov, filho do escritor, adianta que o romance «seria brilhante, original e potencialmente radical, muito diferente do resto da sua obra».

Nenhum comentário:

Postar um comentário