quarta-feira, 24 de março de 2010

Livros ganham tratamento tridimensional na Coreia do Sul

Livros com "pop-ups" que saltam das páginas são ultrapassados: cientistas sul-coreanos desenvolveram uma tecnologia tridimensional para livros que leva os personagens a literalmente saltarem das páginas.

A popularidade do entretenimento 3D vem sendo incentivada por uma leva de filmes recentes, incluindo o blockbuster de ficção científica "Avatar" e "Alice no País das Maravilhas".


Várias empresas estão oferecendo televisores 3D, e um console de videogames em 3D será lançado em breve.


No Instituto Gwangju de Ciência e Tecnologia, na Coreia do Sul, pesquisadores usaram tecnologia 3D para animar dois livros infantis de contos folclóricos coreanos, com dragões que se contorcem e heróis que saltam sobre montanhas.


As imagens nos livros têm dispositivos que desencadeiam a animação em 3D para leitores que estiverem usando óculos especiais de tela de computador. Quando o leitor lê o livro e o movimenta, a animação 3D se movimenta de acordo.


"Levamos mais ou menos três anos para desenvolver o software para isto", disse Kim Sang-cheol, líder da equipe responsável pelo projeto.


Kim disse que a tecnologia poderá ser usada para qualquer tipo de livro. Ele prevê que, com o tempo, ela seja empregada com imagens exibidas por smartphones ou em museus para intensificar a visão dos objetos expostos.


Mas quem estiver esperando para ler livros tridimensionais talvez precise ter paciência.


"Vai levar algum tempo para esta tecnologia ser oferecida ao público em geral", disse Kim. Ele não soube avaliar o preço eventual, mas acha que será algo suficientemente acessível para poder ser oferecido ao mercado.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário