Fogo-Fátuo
ela é uma mina versátil
o seu mal é ser muito volúvel
apesar do seu jeito volátil
nosso caso anda meio insolúvel
se ela veste seu manto diáfano
sai de noite e só volta de dia
eu escuto os cantores de ébano
e espero ela chegar da orgia
ela pensa que eu sou fogo-fátuo
que me esquenta em banho-maria
se estouro sou pior que o átomo
ainda afogo essa nega na pia.
o seu mal é ser muito volúvel
apesar do seu jeito volátil
nosso caso anda meio insolúvel
se ela veste seu manto diáfano
sai de noite e só volta de dia
eu escuto os cantores de ébano
e espero ela chegar da orgia
ela pensa que eu sou fogo-fátuo
que me esquenta em banho-maria
se estouro sou pior que o átomo
ainda afogo essa nega na pia.
(Chacal)
Apesar
da linguagem coloquial (gírias como
“mina” e “nega”) e do caráter
confessional (o poema soa como um ‘desabafo’ do eu-lírico), abordando uma
relação passional conflituosa, o poema se caracteriza pelo apuro formal, o que não é comum nos textos marginais. Observe que
são três estrofes de quatro versos cada, com métrica eneassílaba, ou seja, de
nove sílabas poéticas (lembre-se de que na escansão só contamos até a última
sílaba tônica):
E / la / é / u / ma / mi / na / ver
/ sá / til
o / seu / mal / é / ser / mui / to /
vo / lú / vel
Do
aspecto formal destacamos ainda a presença de rimas soantes (volátil /
versátil; volúvel / insolúvel; dia / orgia / maria / pia) e toantes* (fÁtuo
/ Átomo).
A
forma contida, calculada, contrasta com o temperamento passional do eu-lírico,
que, diante do comportamento “volátil” (instável) da mulher “versátil” (ao que
tudo indica, infiel), revela sua melancolia (espera ela chegar da orgia
escutando os cantores de ébano, ou seja os negros do jazz) e a possibilidade de
uma reação explosiva (“sou pior que o átomo”/ “ainda afogo essa nega na pia”).
Tal explosão, no entanto, parece algo passageiro, como sugere o título,
“Fogo-Fátuo”, que remete ao fenômeno químico da rápida combustão de organismos
em decomposição.
Obs: O poema, de temática passional, está contido na primeira parte do livro "Poesia Marginal", intitulada "Sentir é muito lento"
Intertextualidade:
a) O poema dialoga com as
ciências da natureza:
- Fogo-fátuo;
- Volatilidade, entropia;
- Átomo, fissão nuclear;
b) A sugestão de um crime
passional faz lembrar o desfecho do conto “A Cartomante”, também exigido no vestibular da UFSC, em que Vilela mata o
casal adúltero.
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