quinta-feira, 6 de agosto de 2009

"Big Brother" on-line desafia novos escritores


MALU DELGADO
da Folha de S.Paulo, em Londres

Com base em duas premissas --a primeira, de que os reality shows provocam certa repulsa, mas inevitavelmente fisgam um número assustador de telespectadores; e a segunda, de que o computador é um vício contemporâneo opressor, porém imprescindível para a cultura do século 21--, o escritor e jornalista cipriota Constantine Markides, 32, lançou um projeto inovador em que mistura esses tais "pecados" do novo mundo com uma espécie de "absolvição" invocada desde os primórdios da humanidade: a literatura.

Markides é o fundador do blog Fourth Night/ Fourth Fiction (www.fourthnight.com), que "hospeda" o que ele considera ser o primeiro reality show literário da rede --outras ideias similares já foram tentadas, mas não com a mesma concepção, tampouco com os mesmos critérios. Da competição, que foi lançada oficialmente na terça, participam 12 escritores que não são celebridades e usam pseudônimos para evitar reações de amor e ódio dos fãs.

O projeto termina no dia 4 de dezembro, quando apenas um escritor terá sobrevivido às vorazes críticas e "paredões" dos leitores desse "Big Brother" cibernético. As postagens dos votos para eliminação vão ocorrer nos dias 4, 14 e 24 de cada mês. Ao final da competição, o vencedor terá escrito 12 capítulos de uma ficção.

O jornalista, graduado em filosofia pela Columbia University e com mestrado em literatura inglesa pela University College of London (UCL), disse à Folha que trabalha na concepção do projeto há um ano e meio.

"Essa ideia surgiu quando eu terminava o meu mestrado na UCL, com ênfase na literatura revolucionária do século 20. Desde então, comecei a pensar em como a literatura se desenvolve e como será revolucionária -no sentido de rupturas, alternativas, de novas abordagens- ao longo do século 21", afirmou.

Segundo ele, a cultura deste século é extremamente interativa e qualquer pessoa envolvida no mercado literário -sejam editoras ou escritores- está ciente de que é preciso criar novas maneiras de tornar a literatura disponível via on-line. O voyeurismo e o exibicionismo dos reality shows, assim como as novas tecnologias, afirma Markides, estão introjetados na cultura contemporânea. "Comecei a pensar em como a literatura pode e está sendo absorvida por tudo isso", explicou o blogueiro.

"Se formos honestos, temos que admitir que, embora os reality shows sejam ridículos e detestáveis, eles inevitavelmente nos fascinam. Eles são a versão moderna das lutas de gladiadores romanos. O ser humano tem esse desejo inconfesso de ver pessoas sendo atiradas aos leões. É por isso que os reality shows são repletos de manipulação, jogos sexuais, narcisismo, competição e fofocas", disse Markides.

"O Fourth Fiction, apesar do tom sarcástico em relação aos reality shows, também tem como intenção entender o nosso desconforto em como nós gastamos o nosso tempo com as nossas próprias invenções."

Nem um tostão

Aos leitores, Markides promete diversão genuína e a chance de deixar a imaginação viajar para além das telas do computador. Aos escritores, nada. Eles não vão receber um tostão pelo projeto --estão fazendo isso pelo prazer de escrever e pelo interesse em testar uma nova forma de comunicação. Nenhuma promessa miraculosa foi feita. Há contatos com editoras em andamento, mas o blogueiro, honestamente, não vende um peixe maior que o pescado.

"Existe o interesse de editoras em publicar o romance do vencedor, mas isso vai depender do número de acessos e da receptividade do projeto", admite o jornalista.

O projeto também abrangeu testes no Twitter. De 4 de julho até hoje, o criador do projeto permitiu que os escritores usassem o Twitter (@fourthfiction) para se apresentar aos leitores. Eles também usaram a rede de microblogs para responder a dez desafios literários feitos por Markides.

Por exemplo: escreva um post (no tamanho dos do Twitter, com 140 caracteres) sobre uma história que tenha um ato de canibalismo; ou escreva uma cena de sexo que contenha um título de uma música do Michael Jackson; ou crie um final alternativo para a história dos Três Porquinhos. Para os interessados em votar, participar ou gastar o tempo com literatura on-line, é só acessar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário