segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Federal de Santa Catarina abre inscrições para isenção de taxa do vestibular 2010


A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) começa a receber pela internet a partir desta segunda-feira (17) as inscrições para os pedidos de isenção total ou parcial (50%) de taxa do vestibular 2010. O prazo para obter o benefício termina em 14 de setembro.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O SITE DA UFSC

O benefício será dado para candidatos que comprovarem não ter condições para o pagamento da taxa. Professores da rede pública de ensino de Santa Catarina sem nível superior também têm isenção. A relação das isenções deferidas será divulgada em 6 de outubro.

Os interessados devem enviar os documentos solicitados para a Coperve/UFSC até 15 de setembro, pelos Correios ou postos de recebimento nas cidades de Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão. Veja a lista de documentos para o requerimento de isenção e os locais para a entrega da documentação.


Vestibular 2010
O concurso será realizado nos dias 6, 7 e 8 de dezembro de 2009. Serão oferecidas 5.721 vagas para 76 cursos, que serão oferecidos em Florianópolis e nos novos campi de Joinville, Curitibanos e Araranguá. As inscrições ocorrem de 15 de setembro a 14 de outubro, somente via internet.


Veja o edital do vestibular 2010 da UFSC

Nesse vestibular, serão oferecidos pela primeira vez os cursos de fonoaudiologia e engenharia eletrônica (em Florianópolis), engenharia da mobilidade (Joinville), ciências rurais (Curitibanos) e tecnologia da informação (diurno e noturno, em Araranguá).

Outras sete novas graduações estão em avaliação pela Câmara de Ensino da UFSC e poderão ainda ser contempladas no vestibular 2010: engenharia de energia (em Araranguá); geologia, antropologia, arquivologia, ciências rurais (bacharelado e licenciatura) e ciências biológicas licenciatura noturno (no campus de Florianópolis). A expectativa é de que até o dia 15 de setembro se tenha uma definição com relação a estes novos cursos.


Provas
Nos dois primeiros dias, o candidato responde a questões objetivas. Redação e questões discursivas ficam concentradas no terceiro dia do concurso.

O número de questões discursivas passa de três para seis. Ele deverá obter pelo menos três pontos no conjunto das discursivas (no vestibular 2009 a exigência era não zerar nestas questões, que têm peso de 2,5 pontos cada).

Na redação, o critério da pontuação foi alterado para 15, e a exigência de nota mínima passa para 6. No vestibular 2009, a regra era obtenção de nota mínima 4 em uma escala zero a 10. Também foi alterado o número de questões da prova de Língua Portuguesa de 10 para 12, e de Língua Estrangeira de 10 para 8.

As provas começarão às 14h, com entrada a partir de 13h e fechamento dos portões às 13h45min.

Veja o que será cobrado nos exames:

Prova 1 (Dia 6/12/2009 - 14h às 18h):

Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (12 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
Língua Estrangeira: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano (08 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
Matemática (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
Biologia (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

Prova 2 (Dia 7/12/2009 - 14h às 18h):

História (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
Geografia (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
Física (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
Química (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

Prova 3 (Dia 8/12/2009 - 14h às 18h):

Redação;
6 questões discursivas.


Enem 2009
A UFSC vai adotar a nota da prova objetiva do Enem 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio) como percentual de 20% no vestibular 2010. Para utilizar o Enem, o candidato deverá fazer esta opção no formulário de inscrição.

De acordo com a Coperve/UFSC, organizadora do processo seletivo, caso a composição com o conceito do Novo Enem prejudique o candidato, prevalece a nota do vestibular.

O Enem 2009 será usado também na classificação para vagas remanescentes. Isso significa que se sobrarem vagas os candidatos serão avaliados somente a partir de sua colocação no novo exame.


Ações Afirmativas
O vestibular da UFSC também levará em conta o Programa de Ações Afirmativas, que estabelece 20% das vagas de cada curso para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas de ensino.

Além disso, 10% serão destinadas para candidatos autodeclarados negros, que tenham também cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas de ensino. Sete vagas serão destinadas para candidatos autodeclarados indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário