terça-feira, 25 de agosto de 2009

Inscrições para o vestibular da UFRGS começam no dia 2 de setembro



CPF será obrigatório este ano para todos os candidatos

Com o maior crescimento dos últimos 10 anos (405 novas vagas), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) abre no dia 2 de setembro o período de inscrições para o concurso 2010. Os candidatos terão até 4 de outubro para garantir a participação pela internet, no site www.vestibular.ufrgs.br. As provas estão marcadas para o período de 10 a 13 de janeiro, na Capital, na Serra e no Litoral.

Além de sete novas graduações (veja box abaixo) e de poder somar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009 na média harmônica, a lista de cursos da universidade mudou para quem pensa em cursar Física ou Química. Na primeira opção, o candidato terá de escolher entre quatro alternativas (Astrofísica, Computacional, Materiais e Nanotecnologia e Pesquisa Básica). Na Química, o curso diurno aparece uma só vez, mas o ingresso possibilitará a conclusão no bacharelado em Química, no curso de Química Industrial ou, ainda, no curso de Tecnologia em Química Analíticas.

No ato da inscrição, o candidato deverá obrigatoriamente fornecer o número do seu CPF. Também deverá optar pelo aproveitamento do resultado obtido no Enem, informar o tipo de ingresso (se é cotista ou não) e escolher a cidade onde deseja prestar as provas. A seleção ocorrerá simultaneamente em Porto Alegre, Bento Gonçalves e Imbé/Tramandaí.

Na UFRGS, as vagas são ocupadas pelo sistema de acesso universal. O candidato que deseja concorrer também à reserva de vagas deve assinalar sua opção como egresso do ensino público ou candidato egresso do ensino público autodeclarado negro. Para os cotistas, são reservadas 30% das vagas, sendo metade (15%) para negros, que devem comprovar pelo menos a metade do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio na rede pública.

Conforme o edital, as provas específicas para os cursos de Artes Visuais, Música e Teatro serão aplicadas de de 13 a 23 de outubro, na Capital. Para os demais candidatos, o vestibular apresenta nove provas com 25 questões cada e uma redação. Serão oferecidas cinco opções para língua estran­geira: alemão, espanhol, francês, inglês ou italiano.

Portadores de necessidades especiais podem solicitar atendimento após a confirmação da inscrição, em formulário específico, até o dia 9 de outubro. Estudantes sem acesso a internet podem utilizar os computadores da universidade, na Rua Ramiro Barcelos, 2.574, Portão K, bairro Santa Cecília, das 9h às 18h. O manual do candidato estará disponível para download a partir do dia 2. Cópia impressa também poderá ser adquirida por R$ 5.


Preste atenção


Este ano, a UFRGS vai exigir o CPF do candidato no vestibular. Para obter o documento, dirija-se a uma unidade de atendimento do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos correios.

Inscrições

Onde: www.vestibular.ufrgs.br
Quando: de 2 de setembro até as 23h59min do dia 4 de outubro
Taxa: R$ 100
Provas: de 10 a 13 de janeiro, às 8h30min

O calendário

Dia 10 de janeiro — Física, literatura e língua estrangeira (4 horas e 30 minutos)
Dia 11 de janeiro — Português e redação 4 horas e 30 minutos (4 horas e 30 minutos)
Dia 12 de janeiro — Biologia, química e geografia (4 horas e 30 minutos)
Dia 13 de janeiro — História e matemática (4 horas e 30 minutos)

Novas opções

Administração Pública e Social (noturno)
Biotecnologia
Engenharia de Energia
Engenharia Física
História da Arte (noturno)
Políticas Públicas (noturno)
Serviço Social (noturno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário